Queixas da população envolvendo animais de grande porte são frequentes (Foto: Arquivo)

Carine Corrêa

Queixas da população envolvendo animais de grande porte são frequentes (Foto: Arquivo)
Queixas da população envolvendo animais de grande porte são frequentes (Foto: Arquivo)

A área que a Prefeitura de Rio Claro vem buscando para abrigar os animais de grande porte ainda não está definida, segundo nota encaminhada via assessoria de imprensa. Com frequência, leitores encaminham reclamações ao JC se queixando de animais soltos em vias públicas, colocando em risco a segurança dos animais e de motoristas. Alda Escher, por exemplo, reclama de animais que estão circulando pela Avenida Saburo Akamine.

Ela diz que observa alguns cavalos soltos há vários dias naquela região. Alda comenta que já contatou a Secretaria Municipal de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente (Sepladema) e a Ouvidoria do Município, mas lamenta que não foram tomadas providências. A leitora lembra que a via é de movimento intenso, alta velocidade e teme por acidentes. “Na semana passada notei os equinos circulando em três dias da semana. Presenciei ainda um deles que quase foi atropelado por um carro”, frisou.

>>> Sem espaço, prefeitura não recolhe animais soltos nas ruas 

Proteção Animal – A Prefeitura de Rio Claro lembra que a Diretoria de Proteção Animal foi criada em abril deste ano com a finalidade de trabalhar políticas públicas sobre os animais e recolher animais atropelados ou vítimas de maus-tratos. “Sua diretoria conta com três funcionários”, acrescentou.

Se o munícipe deparar com animais de grande porte ou cachorros soltos na rua, quem deve contatar? – O governo municipal informou que, nestes casos, o contato é na Sepladema no 3522-1997. “A Diretoria de Proteção Animal está priorizando atendimento de animais vítimas de maus-tratos”, completou.

Liminar – O advogado Mauro Cerri, que preside a Comissão de Direitos Animais da OAB, lembra a liminar movida pelo Ministério Público contra a prefeitura. “A liminar determina que os animas em situação de risco e vítimas de maus-tratos sejam assistidos pela prefeitura. O descumprimento prevê muita diária de R$ 3 mil. Sabemos que animais de grande porte não estão sendo assistidos e os de pequeno, em um número muito reduzido”, conclui.

Campanha – A fim de contribuir para o segmento de proteção animal, a Comissão da OAB ainda está lançando uma campanha para viabilizar a implantação de uma delegacia específica para atender ocorrências envolvendo animais em Rio Claro. A campanha consiste em coletar assinaturas de pessoas que concordam com a instalação da delegacia.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA