Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, localizada no bairro Cidade Nova, que abastece 40% de Rio Claro. Foto: Filippo Ferrari

Prefeitura aguarda conclusão do projeto executivo que trata da construção da nova Estação de Tratamento de Água. Área da obra será no limite com a Feena

A Prefeitura de Rio Claro aguarda a conclusão de um projeto que está sendo elaborado para se avaliar a possibilidade de construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) 1, que hoje está no bairro Cidade Nova, e deve seguir para a região próxima à Floresta Estadual ‘Edmundo Navarro de Andrade’ (Feena), num custo estimado em R$ 60 milhões, conforme o JC revelou no ano passado.

Há anos que se discute sobre essa necessidade e nesta atual gestão do prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) o assunto foi retomado. Em entrevista ao Grupo JC de Comunicação, Osmar da Silva Junior, coordenador do Escritório de Projetos da administração municipal, falou sobre o tema.

“A nova ETA 1 é por conta da situação em que a atual se encontra, já são conhecidos alguns problemas. A atual gestão vem fazendo um controle rígido para que consigamos manter a operação. Existe uma equipe técnica muito qualificada fazendo esse monitoramento, garantindo o abastecimento para a população. Mas não temos dúvida de que a nova ETA 1 é necessária, vai trazer qualidade de vida, segurança do abastecimento e estamos muito perto de conseguir realizar”, explica.


O projeto executivo, iniciado há quase um ano, está em fase final. “Esperamos que no máximo em três meses esteja pronto. Ela [nova ETA 1] está orçada numa estimativa de R$ 60 milhões e o prefeito me cobrou esta semana a finalização do projeto, porque ele disse que vai trazer o recurso para ser construída. É uma notícia maravilhosa, uma obra grandiosa e muito cara. Precisamos entregar o projeto o quanto antes. Já falei com o Daae para entregarmos esse projeto no prazo”, acrescenta.

A ETA 1 é responsável pelo abastecimento de 40% dos imóveis de Rio Claro e a captação acontece no Ribeirão Claro. O próprio Daae já tem uma estação de captação dentro da própria Feena, por onde o ribeirão passa. A área para a nova construção vem sendo articulada para acontecer dentro da área hoje ocupada por uma madeireira no limite com a Floresta, no arredor da Avenida Nossa Senhora da Saúde. A entrevista completa com Osmar da Silva Junior está no www.youtube.com/jcrioclaro.