O prefeito Du Altimari tem acompanhado as tramitações e feito os encaminhamentos acerca do aeroporto desde 2012

Divulgação

A área indicada para receber o aeroporto regional que atenderá os municípios do Aglomerado Urbano de Piracicaba está passando por um levantamento topográfico georreferenciado, iniciado na última quinta-feira (1º) e que deve estar concluído na próxima semana.

A informação foi anunciada pelo prefeito Du Altimari, que tem acompanhado as tramitações e feito encaminhamentos desde que o governo federal lançou o programa de investimento em aeroportos regionais, em dezembro de 2012. “Essa é mais uma etapa importante para que Rio Claro e os demais municípios da região tenham este aeroporto”, afirmou durante a instalação dos marcos de referência para a elaboração do projeto.

A empresa contratada pelo Banco do Brasil para fazer os serviços de topografia irá registrar as coordenadas que servirão para apontar todos os desníveis do terreno localizado ao lado da Rodovia SP-127, que liga os municípios de Rio Claro e Piracicaba. “Esse mapa planialtimétrico deve ser entregue ao Banco do Brasil em 15 dias”, informa o topógrafo Abner Machado, que coordena o levantamento da área.

O prefeito Du Altimari tem acompanhado as tramitações e feito os encaminhamentos acerca do aeroporto desde 2012
O prefeito Du Altimari tem acompanhado as tramitações e feito os encaminhamentos acerca do aeroporto desde 2012

A Secretaria Municipal de Agricultura providenciou a instalação de barras de proteção ao lado dos marcos referenciais. “O objetivo é evitar que os caminhões e máquinas agrícolas alterem a posição da base”, esclarece o secretário municipal de Governo, Marcos Pisconti Machado, que tem gerenciado o processo do aeroporto. O terreno recebeu dois pontos referenciais, distantes 350 metros um do outro.

Em novembro do ano passado, técnicos contratados pelo governo federal para realizar estudos de ampliação e construção de aeroportos regionais estiveram em Rio Claro e identificaram vários aspectos positivos no terreno para o futuro aeroporto, como a inexistência de vegetação nativa, solo não encharcado, área plana, acessos favoráveis, tamanho adequado para pista pavimentada de aproximadamente 2.200 metros, localização geográfica e, inclusive, viaduto de acesso já construído.

Em março passado, o Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego (Cindacta 1, do Comando da Aeronáutica) confirmou que a área indicada para a construção do aeroporto regional é operacionalmente viável do ponto de vista da circulação aérea e da segurança das operações aéreas, não interferindo no funcionamento da Base Aérea de Pirassununga e no Aeroporto de Viracopos, em Campinas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.