Ramon Rossi

Araras atingiu a marca de 89 casos positivos de Covid-19 nesta terça-feira (26), com 10 suspeitos e 455 testes negativados, de acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, há três mortes confirmadas.

De acordo com o levantamento da Vigilância Epidemiológica, a maior concentração de resultados positivos está entre pacientes de 50 a 59 anos. A segunda está entre pessoas de 40 a 49 anos, seguida por quem tem entre 30 e 39 anos.

O número de testes realizados para detectar o vírus Sars-Cov-2, causador da Covid-19, em Araras aumentou desde o final do mês passado, quando laboratórios particulares da cidade passaram a disponibilizar exames a pessoas que não fazem parte do protocolo definido pelo Ministério da Saúde, mas querem saber se tiveram contato com o novo coronavírus. Há pelo menos quatro estabelecimentos credenciados junto ao Instituto Adolfo Lutz para realizar as análises, que custam, em média, R$ 300 e são contratadas de forma particular pelos pacientes.

Segundo a determinação do Governo Federal, válida em todo país, a realização de exames pelo poder público e convênios médicos é obrigatória apenas para pacientes internados com sintomas suspeitos e profissionais que trabalham na área da saúde. Os exames particulares também entram nas estatísticas oficiais da Vigilância Epidemiológica de Araras.

Este mês, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu também 3 mil testes rápidos vindos do Governo Federal, que são realizados segundo os critérios definidos pelo Ministério da Saúde. De acordo com o protocolo, eles são destinados apenas a profissionais das áreas da saúde e da segurança pública que apresentam sintomas suspeitos da Covid-19.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA