DRamon Rossi

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou ao JC nesta quarta-feira (26) que Araras está com 545 casos de dengue. Deste total, 518 são autóctones (contraídos no município) e 27 importados. Além disso, outros 31 pacientes aguardam resultado de exame para diagnóstico e 301 suspeitas foram negativadas após análises clínicas.

Araras declarou situação de emergência – quando há alto risco de proliferação da doença no dia 15 de maio – depois que a cidade atingiu 199 casos autóctones da doença.

As ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não só da dengue, mas também do zika vírus, chikungunya e febre amarela, foram intensificadas em toda cidade e envolvem visitas rotineiras a residências, comércios e indústrias para eliminar possíveis criadouros do inseto.

Apesar disso, também é importante e necessário que a população colabore diariamente na prevenção da proliferação do mosquito Aedes aegypti, com algumas ações básicas que podem ajudar a reduzir os casos de dengue.

“A partir de junho, o setor de Controle de Endemias observou uma queda no número de casos de dengue registrados na cidade, o que se deve à diminuição das temperaturas, que dificulta a proliferação do mosquito transmissor da doença. Apesar disso, ainda estamos registrando dias quentes e, por isso, essa diminuição tende a ser mais lenta. Continuamos realizando nosso trabalho para evitar que os casos de dengue continuem crescendo, mas precisamos que a população colabore evitando possíveis criadouros”, disse a coordenadora de endemias da Secretaria da Saúde, Luciana Cristina Coelho Bianco.

Sintomas de dengue clássica

Os sintomas de dengue iniciam de uma hora para outra e duram de cinco a sete dias. Normalmente, eles surgem entre três a 15 dias após a picada pelo mosquito infectado. Os principais sinais são:

-Febre alta com início súbito (entre 39º a 40º C)

-Forte dor de cabeça

-Dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles

-Manchas e erupções na pele, pelo corpo todo, normalmente com coceiras

-Extremo cansaço

-Moleza e dor no corpo

-Muitas dores nos ossos e articulações

-Náuseas e vômitos

-Tontura

-Perda de apetite e paladar

Dicas de prevenção e combate à dengue em residências

– Tampe os tonéis e caixas d’água

– Mantenha as calhas sempre limpas

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo

– Mantenha lixeiras bem tampadas

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Brasil: número de mortes por ataques de cães cresce 27%