Ramon Rossi

Três casos suspeitos de coronavírus (Covid-19) foram notificados na última quarta-feira (18) pela Vigilância Epidemiológica de Araras. São três mulheres, que estão na faixa etária de 30 anos, e que apresentam sintomas suspeitos e têm histórico para investigação. Duas delas chegaram recentemente dos Estados Unidos e a outra teve contato com uma pessoa contaminada com coronavírus em outra cidade.

Até o momento, Araras notificou cinco suspeitas da doença – os dois primeiros casos foram descartados após a chegada do resultado de exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz. Já o material coletado das três pacientes também foi encaminhado para análise do Adolfo Lutz. Somente após a chegada dos laudos será possível fechar o diagnóstico dos casos. A previsão é que as análises sejam concluídas em 15 dias, mas o prazo depende da logística e da demanda do laboratório.

As pacientes, que apresentaram sintomas como dor de cabeça, tosse, dificuldade respiratória e febre, estão em isolamento domiciliar, medida adotada pelo Ministério da Saúde para pacientes com sintomas suspeitos. A ação preventiva é realizada durante o período de possível transmissão do vírus, que dura cerca de 15 dias. Durante essas duas semanas, o paciente deve permanecer em locais bem ventilados, evitar receber visitas e também ter contato próximo com outros moradores da residência. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é manter distância mínima de um metro do paciente.

A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar até a 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.

Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.

Tags: , , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.