Ramon Rossi

Menos ararenses estão ficando em isolamento social. Na segunda-feira, 1º de junho, quando o comércio voltou a funcionar gradualmente, o índice de adesão à medida na cidade chegou a 42% – bem abaixo da média de 50% que vinha sendo mantida nas últimas semanas.

O resultado disso foi o crescimento no número de contaminados pelo novo coronavírus (covid-19). De acordo com o último boletim epidemiológico, Araras tem 129 pessoas contaminadas pela Sars-CoV-2 e três óbitos confirmados.

Segundo a Prefeitura, Araras tem transmissão comunitária do novo coronavírus desde abril, ou seja, desde então não foi mais possível detectar a origem da infecção dos pacientes. Levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica mostra que os casos confirmados da covid envolvem pacientes que moram em todas as regiões da cidade.

A transmissão do coronavírus acontece por meio de gotículas respiratórias e o período de incubação do vírus pode chegar a até 15 dias, tempo em que os primeiros sintomas podem levar para aparecer desde a infecção.

Evitar locais com aglomeração de pessoas, lavar corretamente as mãos e cobrir a boca ao tossir e espirrar estão entre as principais medidas preventivas. Em caso de dúvida, os ararenses podem ligar para a Secretaria Municipal de Saúde para serem orientados. O telefone é 3543-1522.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.