Ramon Rossi

Araras talvez esteja vivendo, nesta terça-feira (24), o aniversário mais dramático de sua história desde a Segunda Guerra Mundial, que terminou em 1945, em meio ao decreto de calamidade pública como medida para combater a disseminação do coronavírus (Covid-19). A cidade completa hoje 149 anos de emancipação político-administrativa. No lugar da programação festiva, ruas vazias e carros de som anunciando: “fiquem em casa”.

Nas redes sociais, historiadores de Araras chegaram a relatar que o maior presente que a “Cidade das Árvores” possa ter agora é a pandemia controlada. Até o momento, Araras não tem caso positivo do novo coronavírus. Segundo balanço divulgado no final da tarde desta segunda (23), 10 casos suspeitos são monitorados pela Vigilância Epidemiológica e aguardam o resultado de exame realizado pelo Instituto Adolfo Lutz para diagnóstico.

Em entrevista ao Jornal Cidade, o prefeito Junior Franco (DEM) disse que está tomando medidas de caráter preventivo adequando o município ao Decreto Estadual. Porém, afirmou ter esperança de que, daqui uns dias, tudo possa voltar ao normal e que os ararenses possam retomar a vida como era.

“Traçamos ações conjuntas com hospitais e demais unidades de saúde da cidade, públicas e particulares, para prevenção de casos e também atendimento da população da melhor forma possível. São médicos, enfermeiros e técnicos da área reunidos para garantir a preservação da saúde pública na nossa cidade. Estamos trabalhando com responsabilidade e adotando medidas emergenciais para conter esse problema. Espero que em breve tudo possa voltar ao normal na nossa cidade encantamento”, disse ele.

O governo ararense tem fechado cada vez mais o cerco com medidas essenciais e até drásticas no controle do vírus. Entre as determinações, está decretada quarentena em toda a cidade, adequando o município ao Decreto Estadual nº 64.881, de 22 de março de 2020. Tal determinação implica no fechamento de todo o comércio e serviços não essenciais à população em todo o Estado de São Paulo. A diferença do Decreto Municipal é que a quarentena em Araras valerá até dia 30 de abril, enquanto o Decreto Estadual prevê apenas 15 dias, a partir de 24 de março.

Além disso, estão suspensas em Araras as feiras livres, circulação de mototáxis com passageiros, funcionamento de carrinhos de lanche e food trucks nas ruas e cobrança de estacionamento rotativo da zona verde (região da Santa Casa) – já a cobrança da zona azul, nos demais locais da região central, continua normalmente. O documento também autoriza o serviço de drive thru, além do delivery, aos estabelecimentos que mantiverem suas atividades de portas fechadas previstas no Decreto Municipal nº 6.661/2020. Ou seja, lanchonetes podem vender seus produtos pelos sistemas de delivery e pelo drive thru, mas devem manter as portas fechadas ao público.

A prática do trato com a pandemia em países como China, Alemanha, Coréia do Sul, Reino Unido, Estados Unidos e, sobretudo, Itália – esta última contabilizando mais de 500 mortes por dia só numa pequena região (Lombardia), tem mostrado a eficácia do isolamento social, e as consequências deste instrumento ter sido adotado mais cedo ou mais tarde, no enfrentamento do novo coronavírus. Araras acompanha as determinações nacionais, e aguarda os efeitos. Sem festa.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.