Ramon Rossi

A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras para a realização de exames de covid-19 está no recinto do Parque Ecológico desde a manhã desta segunda-feira (28). O serviço de testagem em massa, que funciona de segunda a sexta-feira, começou no último dia 8 em Araras e, até então, vinha acontecendo em frente ao Ginásio de Esporte Nelson Rüegger.

Até o momento, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde, mais de 4,2 mil testes já foram feitos pela equipe da carreta. A Prefeitura, no entanto, já vem testando pacientes com suspeita de covid-19, seguindo o protocolo elaborado pela pasta e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, em março deste ano.

A mudança no local faz parte da estratégia adotada pela Secretaria para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade. Depois do período no Parque Ecológico, a carreta segue para outras regiões do município, seguindo o cronograma elaborado pela pasta.

Os exames são destinados a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias – passaram por atendimento na tenda sentinela, localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia, e na UPA 24h, e foram triados pela equipe da Secretaria de Saúde. Eles são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

Tags: ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje