A carreta itinerante contratada pela Prefeitura de Araras, por meio de licitação, para a realização de exames de covid-19 está agora no estacionamento da sede da Polícia Militar, na Vila Dona Rosa Zurita. O serviço de testagem em massa funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e já aconteceu no Ginásio de Esportes Nelson Rüegger e também no Parque Ecológico.

A mudança no local faz parte da estratégia adotada pela Secretaria Municipal de Saúde para mapear os casos e avaliar a evolução da doença na cidade.

Até o momento, segundo informações da pasta, mais de 10,9 mil testes já foram feitos pela equipe da carreta, que iniciou os trabalhos na cidade há pouco mais de um mês. A Prefeitura, no entanto, já vinha testando também pacientes com suspeita de covid-19, seguindo o protocolo elaborado pela Secretaria da Saúde e de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, desde o início da pandemia, em março deste ano.

Os exames são destinados prioritariamente a paciente que apresentam sintomas suspeitos da doença – como febre e dificuldades respiratórias. Eles devem procurar a tenda sentinela localizada na área externa da Santa Casa de Misericórdia ou a UPA 24h para passarem por avaliação médica e terem o exame agendado, de acordo com a data de início dos sintomas. Os pacientes são comunicados por telefone e/ou whatsapp sobre o dia e horário do teste.

Familiares que moram na mesma residência e pessoas que tiveram contato próximo com pacientes que testaram positivo também realizam o exame, mesmo sem apresentarem sintomas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA