Dando sequência às pesquisas encomendadas pelo Grupo JC de Comunicação à Centro Abril-Indsat (Indicadores de Satisfação), nesta edição o levantamento revela qual o índice de aprovação em Rio Claro do governo municipal de Juninho da Padaria (DEM) em seu primeiro ano de mandato, do governador do Estado de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) que cumpre o seu quarto mandato estadual e do governo de Michel Temer, que assumiu o país em agosto de 2016 após o impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff.

O índice de aprovação do governo do prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, é de 35,50% – quando a pergunta para os entrevistado foi “como você avalia a administração do prefeito de sua cidade?”, 3,75% dos entrevistados avaliaram como “ótima” e 31,75% avaliaram como “boa”, somando então 35,50%; 39% avalariam como regular. O índice de rejeição a Juninho é baixo: apenas 7% dos entrevistados avalariam a gestão do democrata como “ruim” e 12,25% como “péssima”, o que resulta na soma de 19,25%. O percentual de entrevistados que não souberam responder foi de 6,25%.

Alckmin tem aprovação superior a 29%

A maioria dos entrevistados de Rio Claro aprova o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) à frente do Estado de São Paulo em seu quarto mandato: 28% dos eleitores ouvidos pela pesquisa JC/Indsat avaliaram como “boa” a gestão do governador e 1,75% como “ótima”, somando um índice de aprovação de 29,75%. Já o índice de rejeição ao tucano na Cidade Azul totaliza 23,25% – dos entrevistados, 7,75% disseram que seu governo é “ruim”, e 15,50% avaliaram como “péssima” a gestão do governador. O percentual de eleitores que não souberam responder é de 14,50%.

Em Rio Claro, rejeição contra Temer é de 80%

O índice de rejeição ao peemedebista foi de 80% em Rio Claro: 9,75% avalariam a gestão de Temer como “ruim” e 70,25% como “péssima”. A aprovação de Michel Temer foi baixa, segundo o levantamento, mas maior que a nacional. Quando a pergunta foi “como você avalia a administração do presidente Michel Temer?”, apenas 0,75% dos entrevistados responderam “ótima” e 5,75% dos eleitores avaliaram como “boa”, somando um índice de aprovação de 6,50%. Do total das pessoas ouvidas, 9,75% pontuaram a gestão de Michel Temer como “regular”. O percentual de eleitores que não souberam responder a esta pergunta foi de 3,75%.

Pesquisa JC/Indsat realizou entrevistas pessoais

Assim como nas pesquisas JC/Indsat já divulgadas nas duas edições anteriores, o levantamento que ouviu rio-clarenses para avaliar a gestão do prefeito Juninho da Padaria, do governador Geraldo Alckmin e do presidente Michel Temer foi realizado por meio de entrevistas pessoais residenciais.

Ainda no tocante à metodologia da pesquisa – que tem como objetivo avaliar a administração pública e assuntos políticos na cidade de Rio Claro – foram 400 entrevistas realizadas na terceira semana de novembro deste ano. A margem de erro é estimada em 4% para mais ou para menos, sobre os resultados gerais obtidos, com um intervalo de confiança de 95%, tendo em vista uma população de 186.299 habitantes (IBGE 2010) e 145.419 eleitores.

Seriedade

Apresentando um panorama do cenário político local e nacional, a pesquisa foi encomendada pelo Grupo JC à Centro Abril – Indsat. “A ideia da Indsat nasceu em julho de 2013, em meio às manifestações que sacudiam o Brasil. O objetivo é gerar conteúdos e informações sobre os principais serviços e agentes públicos dos municípios, tendo como base Pesquisas de Opinião realizadas com o alto rigor metodológico exigido pelo mercado”, ressaltou Hudson Luís Gomes, o criador da Indsat.

 

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.