Dr. Henrique M. Balarin Silva – CRM 92.721

Fala-se da beleza e dos muitos atributos poéticos deles, mas nem sempre se lembram dos cuidados que se deve ter com os olhos. Exames de prevenção devem ser realizados periodicamente para garantir uma vida mais saudável. Os cuidados com a saúde ocular devem começar desde o nascimento, para que se possam prevenir e tratar, o mais cedo possível, os problemas que podem surgir ao longo da vida.

Confira algumas dicas:

  • Não se deve passar as mãos nos olhos – Só de colocar a mão no olho podemos infectá-lo. A conjuntivite é exemplo de inflamação porque levamos a mão suja aos olhos.
  • Coçar os olhos com muita força faz mal – É prejudicial à saúde dos olhos coçar com força, pode causar uma série de doenças, como por exemplo, o ceratocone.
  • Colírios não devem ser utilizados sem prescrição médica – Existem colírios que podem até perfurar a córnea ou causar glaucoma.
  • Uso interrupto do computador pode causar vista cansada – O uso ininterrupto do computador ou da televisão pode causar coceira, cansaço, lacrimejamento e dificuldade para focalizar imagens, por isso, o recomendado é ter intervalos de uma em uma hora para descansar os olhos, além de manter uma distância de, pelo menos, 50 cm do monitor”.

Acompanhamento e consultas periódicas são essenciais – Problemas como miopia, astigmatismo e hipermetropia aparecem espontaneamente e prejudicam a visão. Esses erros de refração devem ser corrigidos adequadamente, porque a não correção pode causar cansaço visual, dor de cabeça e mal-estar, e etc.

É fundamental ir ao médico anualmente para realizar exames oftalmológicos – “O exame de prevenção é a única maneira de evitar os agravos de uma possível doença”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.