Aposentados terão adiantamento de 50% do 13º salário

69

Da Redação

Aposentados vão receber 50% do 13º salário na folha de setembro (foto Agência Brasil)
Aposentados vão receber 50% do 13º salário na folha de setembro (foto Agência Brasil)

A novela do pagamento da antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ganhou mais um capítulo. Depois de anunciar a divisão dos 50% do abono em duas parcelas, 25% em setembro e 25% em outubro, o governo voltou atrás na decisão. O adiantamento do benefício será de 50%. O valor será pago na folha do mês que vem, creditado a partir de 24 de setembro.

A decisão foi tomada na noite de segunda-feira (24) pela presidente da República, Dilma Rousseff, e anunciada em nota divulgada pelo Palácio do Planalto. A quantia restante, 50%, será paga normalmente em dezembro, na folha de novembro, seguindo a rotina tradicional.

Anteriormente, o Ministério da Fazenda havia discutido a suspensão do adiantamento de 50% do benefício por falta de recursos em caixa. O objetivo era pagar tudo somente na folha de novembro. Depois, a intenção do governo era fazer o adiantamento do 13º salário em duas parcelas, de 25% cada uma, pagas nos meses de setembro e outubro.

A medida recebeu críticas de entidades que representam aposentados e pensionistas, que alegaram que a antecipação da metade do 13º vinha sendo feita desde 2006 e os segurados já contavam com esse dinheiro. Pressionado, o governo recuou e anunciou o pagamento integral dos 50% do abono aos 28,2 milhões de beneficiários.

PAGAMENTO

O INSS começou a depositar o pagamento dos benefícios da folha de agosto para aposentados e pensionistas em todo o país nessa terça-feira (25). Os depósitos começaram a ser liberados nessa data para quem recebe até um salário mínimo e possui cartão com final 1, desconsiderando-se o dígito. Para quem recebe acima do mínimo, o pagamento começa a ser depositado no dia 1º de setembro.

O calendário de pagamentos de benefícios com as datas de depósitos pode ser consultado pelos segurados na página da Previdência na internet (www.previdencia.gov.br). A folha de pagamento do INSS paga atualmente mais de 32 milhões de benefícios e injeta na economia do país mais de R$ 32 bilhões todos os meses.

EXTRATO

O extrato de pagamento de benefícios já está disponível para consulta dos segurados nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores. A consulta ao extrato permite ao segurado visualizar o valor do pagamento dos benefícios. O serviço é decorrente do contrato firmado entre o INSS e as instituições financeiras que pagam, todos os meses, mais de 32 milhões de benefícios.

A consulta do extrato pode ser feita também no site da Previdência Social. Os segurados conseguem apenas visualizar o extrato do mês corrente, caso precisem das informações dos meses anteriores devem comparecer a uma agência de Previdência Social.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: