De acordo com a Fundação Municipal de Saúde tem restos a pagar com o INSS no total de R$ 63.343.314,00, em valores atualizados até 31/12/2016.

Lucas Calore

Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rio Claro fica na Rua 3, no Centro
Agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Rio Claro fica na Rua 3, no Centro

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) registrou um aumento no número de pedidos de aposentadorias entre os rio-clarenses. Somente no mês de outubro deste ano 248 pessoas fizeram o pedido de aposentadoria. Em setembro, 265 e, em agosto, quando as propostas foram anunciadas pelo Governo Federal, 236 requerimentos.

Em 2015, a agência do INSS de Rio Claro recebeu no mês de outubro 172 pedidos. Em setembro, 167 e em agosto, 201. Esses três meses de comparação representam uma média de aumento de 39%.

Dados anuais

De acordo com informações fornecidas para a reportagem do JC, de janeiro a outubro de 2016 foram 2.130 requerimentos de aposentadorias na cidade. No mesmo período do ano passado foram 2.140. Do total dos 2.130 pedidos deste ano, 652 foram do sexo masculino, 841 foram do sexo feminino e 637 não tiveram o sexo informado no requerimento.

Mudanças

A proposta de mudanças na Previdência Social tem deixado os trabalhadores em atenção, isso porque o Governo Temer quer implantar a idade mínima de 65 anos para aposentadoria.

Atualmente não há essa regra. Para homens, aplica-se apenas a contribuição de 35 anos. Ou, ainda, a soma da idade acrescida do tempo de contribuição, resultando em 95 anos. Já as mulheres são 30 anos de contribuição ou 85 anos, fazendo a referida soma.

Em nota ao JC, a Previdência Social afirma que a área técnica do Governo Federal concluiu a proposta, que agora está nas mãos do presidente Michel Temer para decidir sobre as regras que serão enviadas para apreciação do Congresso Nacional. É esperado que o envio ocorra ainda este ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.