Os vereadores aprovaram em primeira discussão, na sessão dessa segunda-feira (11), o projeto de lei que cria o Festival Gastronômico de Inverno de Rio Claro. Trata-se de alteração de uma lei existente desde 2020 que criou a Semana Municipal de Gastronomia após tratativa envolvendo os vereadores Carol Gomes (Cidadania), Serginho Carnevale (União Brasil) e Adriano La Torre (PP) – autor da lei original que agora está sendo modificada.

A iniciativa vem para tornar uma política pública a realização do evento que aconteceu nesse último fim de semana no Parque Municipal do Lago Azul. De acordo com estimativa da Prefeitura de Rio Claro, cerca de 25 mil pessoas participaram da festividade, que foi organizada pela Ariobar (Associação Rio-clarense de Bares e Restaurantes), com o apoio das secretarias municipais de Cultura e de Turismo, além da Câmara Municipal.

Durante a sessão de ontem, o vereador Serginho destacou que o “evento pode ser considerado um enorme sucesso. A ideia dessa lei é fomentar a economia de Rio Claro, fazer com que esse festival seja eternizado, não apenas um momento que aconteceu e depois deixe de acontecer, e principalmente estimular uma série de setores de comerciantes”, declarou.

A vereadora Carol pontuou que colaborou com a articulação junto ao Governo do Estado para o reconhecimento do Arranjo Produtivo Local (APL) de Turismo Gastronômico de Rio Claro, o que reverbera no Festival Gastronômico de Inverno.

“É a política pública chegando na ponta, beneficiando os comerciantes e produtores e a população de Rio Claro que vai poder desfrutar de uma praça de alimentação com variedade de produtos locais, que possuem experiência única, que mostram a identidade do povo rio-clarense”, disse. O vereador La Torre complementou destacando a retomada da economia após dois anos de pandemia por intermédio da Ariobar para a realização do evento. “Que isso não pare por aí”, finalizou.

Sucesso

Segundo a administração municipal, mais de 25 mil pessoas passaram pela área do festival no Parque Municipal Lago Azul para saborear os pratos do cardápio e aproveitar os shows musicais do evento. “Foi um evento grandioso promovido pela Ariobar e merece ter novas edições”, destaca o secretário municipal de Turismo, Guilherme Pizzirani.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.