Imagem de arquivo.

Na edição da última quarta-feira (18), o Jornal Cidade trouxe uma reportagem sobre o um ano e meio de fechamento da unidade da CASA Escola em Rio Claro localizada na Rodovia Irineu Penteado (SP-191). Na oportunidade, a Fundação CASA emitiu uma nota afirmando que segue com a manutenção predial, que 21 adolescentes de Rio Claro cumprem no momento medida socioeducativa em cidades da região e que, caso haja aumento da demanda, a unidade pode ser reaberta.

Diante destes fatos, agentes procuraram a redação com o intuito exporem a situação que vivenciam desde a suspensão das atividades em Rio Claro e reforçaram o pedido de reabertura.

“Estou na função desde 2014, sempre em Rio Claro e sou residente da cidade. Num belo dia, do nada, fomos convidados a nos retirar, por conta do fechamento da unidade sem nos dar escolha. Todos os adolescentes foram espalhados pela região e isso foi uma tristeza para todos, haja vista que o trabalho desenvolvido em Rio Claro se não fosse o melhor do estado de São Paulo, sem sombra de dúvida estava entre os melhores desenvolvidos juntamente em parceria com UDAM. Hoje eu já passei por duas unidades, a primeira em Limeira e atualmente em Piracicaba e posso constatar que o trabalho que era desenvolvido em Rio Claro não chega nem aos pés desses lugares. Equipes todas desfalcadas, falta de material de limpeza, pedagógico, roupa e quem paga a conta é o adolescente, que mais uma vez se torna vítima. Uma unidade que sempre estava trabalhando cheia hoje está abandonada e os adolescentes e funcionários todos espalhados. Além disso, para trabalharmos, não recebemos nenhuma ajuda de custo para ir para as outras cidades. Esperamos que algo seja feito e que a unidade de Rio Claro possa ser reaberta e possamos continuar o bom trabalho que sempre foi desenvolvido aqui”, afirmou Ademir Aparecido Gomes de Brito.

“A capacidade do prédio de Rio Claro é para 40 internos e 16 provisórios. Se tem 21 internados já é a metade da capacidade. Rio Claro recebia adolescentes de Leme, Limeira, Piracicaba, entre outras cidades e o perfil era o diferencial. Absurda a justificativa para a não reabertura até o momento.
Todo dia apreendem adolescentes em Rio Claro”, pontuou Erico Vinicius.

Tags:

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.