Foto de arquivo

A Unesp de Rio Claro está realizando corte de árvores nas calçadas no entorno do Campus, no bairro Bela Vista. A ação gerou críticas por parte de alguns munícipes, que questionaram o motivo da decisão da Universidade.

Um morador da região, por exemplo, se assustou com a situação e questionou o corte de árvores frutíferas. Ao tentar se informar com um funcionário que estava realizando a ação, o morador afirma que foi atingido por uma motosserra no dedo e teve de fazer boletim de ocorrência contra o indivíduo.

Na sequência, ele foi informado de que o corte das árvores tinha a devida autorização para acontecer.

Procurada pela reportagem, a Unesp se pronunciou sobre a ação e explicou a necessidade da retirada das árvores do calçamento no entorno do campus. O Presidente da Comissão Supervisora do Câmpus da UNESP de Rio Claro, Alexandre Perinotto, ressaltou que a instituição sempre defende as causas ambientais, mas explicou que o corte precisa ser feito mesmo assim.

“Nós da Unesp somos ligados muito a natureza. Dentre os nossos cursos, muitos são voltados para essa área. Temos botânicos, zoólogos, biólogos, geólogos, geógrafos. Talvez mais do que muita gente, nós estamos sempre muito preocupados com a natureza, com a degradação, com tudo que vem acontecendo, com as queimadas, e com tudo mais. Nunca faríamos uma agressão, se é que isso pode ser chamado assim, de sem que tivéssemos um amparo legal, um amparo com base em profissionais da área. Esse projeto, ele visa, de fato, urbanizar aquela área, porque ali tem muito mato crescendo, com proliferação de insetos e tudo mais. Nós fizemos um projeto um tempo atrás de fazer a calçada externa, inclusive porque sem a calçada estávamos sendo multados e tendo que recorrer dessas multas. Então fizemos um projeto para a construção das calçadas e reforma do alambrado do entorno da Unesp, que, aliá, tem sofrido com algumas invasões. O projeto tem laudos da Secretaria do Meio Ambiente e que nos mostraram o que é que poderia ser retirado, o que não podia e nós estamos respeitando isso. Todos os elementos harmônicos que precisaram ser retirados e que necessitavam por lei de uma compensação já foi feito. Então, para cada árvore retirada, nós plantamos outras vinte e cinco. O que acontece é que a população acha que aquela calçada da Unesp é uma extensão do jardim da casa da pessoa e vão plantando ali o que bem entendem da forma como bem entendem, não respeitando o tipo de árvore que pode ser plantado, o espaçamento entre um elemento e outro e isso acaba causando uma série de problemas. Então, visando a construção dessas calçadas que são necessárias é uma  limpeza para deixar aqui em condições de transitar para as pessoas. Em todas as fases do projeto, tivemos o acompanhamento de especialistas e toda a nossa preocupação”, explicou Perinotto sobre as obras.

Sobre o caso envolvendo o morador, Perinotto explicou que o funcionário em questão não é da Unesp: “Eu fiquei sabendo disso. Não é funcionário da Unesp, é funcionário da empresa, que venceu a concorrência para a construção da calçada e do alambrado. Essas atitudes são desagradáveis, mas posso garantir a esse cidadão e a todos os demais que o que fazemos, fazemos sempre dentro da legalidade e dentro do maior respeito à natureza”.

O Presidente da Comissão Supervisora do Câmpus da UNESP de Rio Claro ainda complementou dizendo que, por conta de questões financeiras, o trabalho está sendo feito em partes, portanto ações semelhantes para a melhoria do entorno da Universidade serão realizadas em breve.

.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.