Após quase quatro anos de paralisação, a obra de construção do novo fórum foi retomada em Rio Claro. O prédio começou a ser erguido em 2010 e foi paralisado em julho de 2014. A ordem de serviço que autoriza o reinício dos trabalhos foi assinada nesta sexta-feira (11) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria; o secretário adjunto da Secretaria Estadual da Justiça e da Defesa da Cidadania, Luiz Souto Madureira; e Robinson Justo, da empresa Imprej Engenharia Ltda., que será responsável pela execução do serviço. Para concluir o prédio, será realizado investimento de R$ 4,1 milhões.

“O mais importante nessa retomada é que a obra seja bem feita e, para garantir que isso ocorra, a prefeitura estará atenta. A obra precisa ter qualidade para atender bem a comunidade”, destacou Juninho da Padaria, durante a solenidade de assinatura realizada no prédio em construção. “A obra é de grande importância para a comunidade jurídica e especialmente aos cidadãos, e não seria possível sem a união de esforços”, observou o secretário municipal dos Negócios Jurídicos, Rodrigo Ragghiante.

“Obra cara é obra paralisada porque deteriora e não cumpre seu papel de atender a comunidade”, afirmou Luiz Madureira, que enalteceu o trabalho e o engajamento de várias pessoas da cidade para viabilizar a retomada da obra.

A união de esforços também foi ressaltada pelo presidente da Câmara Municipal, André Godoy. “Rio Claro vive um novo momento ao adotar uma gestão de parcerias. Assim como o prédio do fórum, outras melhorias foram viabilizadas em razão de parcerias da prefeitura com os governos estadual e federal”, pontuou.

O deputado estadual Aldo Demarchi lembrou que o processo de construção do novo fórum começou há dez quando foi assinado o primeiro convênio, com destinação de R$ 8 milhões ao projeto através de emenda parlamentar de sua autoria. “Hoje estamos iniciando mais um capítulo que permitirá que a obra seja concluída em benefício do Judiciário e de toda a sociedade”, declarou.

O diretor do Fórum de Rio Claro, juiz Cláudio Luís Pavão, mencionou que a decisão política do prefeito Juninho da Padaria foi determinante para a retomada da obra. “Procurei o prefeito tão logo ele assumiu o governo para falar sobre o assunto e ele imediatamente se dispôs a colaborar”, disse Pavão agradecendo também o empenho do secretário Luiz Madureira, do deputado Aldo Demarchi e do vereador André Godoy para a viabilização do projeto.

O novo prédio do fórum será denominado “Luiz Gonzaga de Arruda Campos”, conforme indicação feita pelo deputado e acatada pelo Tribunal de Justiça. O imóvel está sendo construído em trecho do anel viário na Cidade Judiciária, no bairro Vila Nova, perto da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Também participaram do evento os vereadores Adriano La Torre, Geraldo Voluntário, Júlio Lopes e Val Demarchi; o presidente da OAB de Rio Claro, Mozart Gramiscelli Ferreira; Marcos José Pereira, comandante da 7ª Cia. da Polícia Ambiental de Rio Claro; o delegado assistente seccional, Paulo Henrique Nabuco; Tu Reginato, presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Municipal de Rio Claro; professor Cláudio Von Zuben, diretor do Instituto de Biociências da Unesp; e os prefeitos Leandro Martinez, de Corumbataí, e José Antônio de Campos, o Zé Banana, de Ipeúna.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.