O deputado Aldo Demarchi (DEM) divulgou foto ao lado do secretário de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald

Antonio Archangelo/Coluna PolítiKa

O deputado Aldo Demarchi (DEM) divulgou foto ao lado do secretário de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald
O deputado Aldo Demarchi (DEM) divulgou foto ao lado do secretário de Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald

A Secretaria Estadual da Educação reafirmou nessa quarta-feira (7) que estudo sobre a reorganização escolar não está concluído e que não existe nada de concreto sobre o fechamento da escola Oscar de Almeida, no Distrito de Assistência.

Durante a semana, rumores de que a unidade – que atende 150 alunos – seria fechada levou um grupo de mães a realizar uma manifestação contra o governo paulista. O grupo chegou a prometer paralisar a rodovia SP-127, caso o boato se confirmasse.

“Sobre a reportagem ‘Mães prometem paralisar SP-127 se escola de Assistência for desativada pelo Estado’, publicada na coluna Polítika do Jornal Cidade na quarta-feira (7), a Diretoria Regional de Limeira esclarece que o estudo que definirá as escolas que serão reorganizadas está sendo finalizado. Nem todas as unidades passarão pelo processo e escolas com mais de um ciclo ainda funcionarão, devido às diferenças demográficas e às necessidades por escolas para diversas faixas etárias em algumas regiões. O projeto de reorganização é embasado em estudos educacionais e tem como objetivo melhorar a qualidade de ensino. Indicadores da secretaria e do próprio Inep apontam que escolas de ciclo único têm resultado 10% superior às unidades de três segmentos. O plano tem como objetivo oferecer uma educação focada na faixa etária do aluno, respeitando sempre o módulo de estudantes por sala: 30 para o Ciclo I do Fundamental, 35 para o Ciclo II e 40 para o Ensino Médio, e estabelece que a redistribuição dos alunos respeitará o limite de 1,5 km. No dia 14 de novembro é que será realizado o ‘Dia E’, um megaencontro entre as escolas, pais e responsáveis da rede estadual de ensino justamente para explicar o novo processo de reorganização. A data será uma boa oportunidade para tirar dúvidas, entender como serão feitas as transferências e quais escolas receberão alunos. A ação acontecerá de forma simultânea em todo o Estado”, citou o governo em nota.

No mesmo dia, o deputado Aldo Demarchi (DEM) divulgou nota avisando que o “secretário estadual da Educação, Herman Jacobus Cornelis Voorwald, garantiu nessa quarta-feira (7) ao deputado Aldo Demarchi, durante reunião em São Paulo, que unidades como a Escola Oscar de Almeida, localizada no Distrito de Assistência, em Rio Claro, não serão atingidas pelo plano de reestruturação da rede de ensino.

Voorwald recebeu Demarchi e outros integrantes da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa na sede da secretaria. Os vereadores Juninho da Padaria e Geraldo Voluntário acompanharam Demarchi”, disse a nota.

ENTREVISTA

Aldo Demarchi falou mais sobre o assunto para o Jornal da Manhã, da Rádio Excelsior Jovem Pan News. Ouça a entrevista na íntegra clicando no player abaixo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.