Uma situação inusitada e absurda foi registrada em Rio Claro na última semana. A Prefeitura Municipal, visando à segurança de motoristas e pedestres, instalou placa de proibido estacionar em uma área de acostamento na Avenida dos Estudantes. Apenas um dia após a instalação da placa, criminosos furtaram a mesma e veículos voltaram a estacionar no local proibido.

O local é alvo de reclamação de moradores próximos e motoristas que passam pelo trecho. Os munícipes afirmam que, além de proibido, é perigoso que o acostamento da via seja utilizado para caminhões e carretas ficarem estacionados, já que acabam tirando uma importante área de escape em caso de emergências.

O vice-prefeito e secretário de Segurança e Mobilidade Urbana, Marco Antonio Bellagamba, explicou à reportagem do JC a importância da sinalização no local e lamentou o furto da placa: “O local é de acesso e perigoso. Motivados por inúmeras reclamações, como excesso de velocidade e também pelo desenho da via, que propicia o perigo, já que muitas vezes não tem lugar para escapar por uma emergência, pois é justamente uma parte em que a pista é simples. Sempre têm veículos de grande porte estacionados no local, o que é proibido pela legislação de trânsito, já estacionar em acostamento é proibido. Mesmo sem a necessidade da sinalização, pra gente ter a consciência tranquila, colocamos as placas ali. Lamentavelmente nós colocamos essas placas de proibido estacionar e no dia seguinte as placas foram furtadas”.

Após o furto das placas, a Prefeitura Municipal vai promover novas ações de segurança no local.

“Nós vamos recolocar essas placas e vamos fazer operação para coibir o estacionamento e a parada nesse local. Também vamos fazer operações com a guarda ali naquele trecho, objetivando fiscalização na parte criminal. Colocaremos a Guarda Civil Municipal para já agir em caso de novos furtos dessas placas ou então em caso de depredação, o que se enquadraria como dano ao patrimônio público, seja por furto ou por depredação. O que importa é que reforçaremos as ações no local e com isso creio que nós vamos dar mais segurança para esta área, pelo menos até que uma intervenção mais pontual seja feita nessa região”, explica Bellagamba.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.