Vereadores rejeitaram ontem (16) abertura de comissão processante contra a vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB)

A sessão ordinária na Câmara Municipal de Rio Claro, na noite dessa segunda-feira (16), foi de clima de festejos entre os vereadores reeleitos no pleito do último domingo (15). Ao longo de praticamente todo o trabalho no plenário, os parlamentares trocaram elogios e parabenizações aos colegas que conseguiram a reeleição e cumprimentaram os futuros vereadores que formarão a nova configuração da Casa no próximo ano.

Alvos de ruídos e grandes confusões nas duas sessões anteriores, os sete pedidos de abertura de comissões processantes para investigação contra vereadores e o prefeito João Teixeira Junior (DEM) acabaram extintos. Isto porque ainda nessa segunda-feira o munícipe que protocolou cinco das supostas denúncias as retirou de tramitação e com isso acabaram não prosseguindo. Os pedidos eram dois contra o presidente André Godoy (DEM), um contra a Mesa Diretora [André, Ney Paiva (DEM), José Pereira (PSD) e Adriano La Torre (PP)], outro em desfavor do vereador José Pereira e, um último, contra o prefeito Juninho.

Em plenário, ontem, o pedido protocolado pelo candidato a prefeito Heitor Tommasini (PTC) contra a vereadora Maria do Carmo Guilherme (MDB), a respeito da investigação que corre no âmbito do Ministério Público sobre supostas falsificações de assinaturas e documentos médicos, acabou sendo rejeitado pelos vereadores.

Já o pedido de autoria do advogado Anderson Rocon contra Paulo Guedes (PSDB), assim como no ano passado, envolvendo a sua condenação em segunda instância no processo sobre devolução de parte do salário de assessor no seu gabinete, acabou recebendo parecer pelo arquivamento na Procuradoria Jurídica devido ao tema já ser alvo de processo e acabou arquivado novamente. Nos bastidores, a retirada das denúncias já era esperada entre os políticos dos vários grupos envolvidos. O tumulto registrado nas sessões anteriores despertou a percepção de que os pedidos tinham cunho político em período eleitoreiro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.