Ecoponto no Jardim São Paulo

Divulgação

Os alunos da equipe de robótica Pandas do Colégio Koelle de Rio Claro foram recebidos na quarta-feira (9) pelo prefeito Du Altimari. Na visita os alunos apresentaram aplicativo desenvolvido para auxiliar a população no descarte correto de lixo.

“Durante a pesquisa os alunos puderam perceber que a população conta com vários serviços disponíveis para dar a destinação adequada aos resíduos, porém a conscientização é um dos problemas, daí a ideia de desenvolver algo que pudesse auxiliar nesta questão”, observa a professora Sueli Menaldo.

Ecoponto no Jardim São Paulo
Ecoponto no Jardim São Paulo (Foto: arquivo JC)

“O município tem trabalhado para equacionar o problema do lixo, exemplos disso são os ecopontos, a ampliação do aterro sanitário e a coleta seletiva”, comenta o prefeito Du Altimari, lembrando também de pontos do município que eram considerados lixões a céu aberto, onde obras foram realizadas recentemente e solucionaram o problema, como as áreas do anel viário, Residencial Jasmim e ecoponto do Cervezão.

Com o aplicativo, a população tem mais uma ferramenta para conhecer os serviços oferecidos pelo município. Lá a comunidade pode consultar a localização dos ecopontos e os materiais que recebem, além dos endereços da cooperativa e aterro sanitário, por exemplo. O usuário também fica sabendo sobre o dia em que a coleta seletiva é realizada no seu bairro. Para ter acesso a todas essas informações basta baixar o aplicativo EcoPandas, que está disponível para android no Google Play.

“Foi muito gratificante participar desta pesquisa, que traz inovação e pode contribuir para a limpeza da cidade”, afirma a aluna Julia Bergmann Bordin.

A secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Meio Ambiente, Regina Ferreira da Silva, parabenizou os alunos pelo trabalho e se disse bastante satisfeita em poder ter contribuído com a pesquisa realizada pelos alunos.

O projeto EcoPandas foi vencedor em três categorias no torneio FLL de robótica, disputado nos dias 20 e 21 de fevereiro, em Araras. A equipe Koelle Pandas, orientada pelos professores Sueli (matemática), Sérgio (robótica) e Joel (ciências), ficou em primeiro lugar nas categorias desempenho do robô e projeto de pesquisa, além de vencer a etapa final do desafio do robô.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.