Na manhã desta quarta-feira (10) foram registrados filas e alguns transtornos nos postos de saúde, para a aplicação da 1ª e 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em Rio Claro.

No posto da Avenida 29 a fila chegou a virar o quarteirão e a espera para as pessoas tomarem a vacina demorou em torno de 1 hora. Já na USF do bairro Bela Vista a situação também não era muito tranquila.

Uma fila chegou a se formar até o meio do quarteirão por volta das 7 horas, e em certo momento as pessoas foram informadas que não haveriam doses suficientes para todos, priorizando algumas pessoas e distribuindo senhas.

Na USF do bairro Cervezão ao lado do Pronto Atendimento, a situação era mais tranquila. As pessoas que chagavam no local, passavam rapidamente pela triagem e recebiam uma senha para serem vacinados. A média da espera no local era de 20 minutos.  

A Secretaria Municipal de Saúde alerta quem for tomar a vacina para que público evite os locais com maior número de pessoas, como a UBS da 29. “A vacina pode ser tomada em qualquer um dos 22 postos de vacinação. Não precisar ser necessariamente perto de onde a pessoa mora”, alerta a enfermeira Fabyolla Lourenço, da Vigilância Epidemiológica.

É importante ficar atento ao calendário da segunda dose pelo fato das datas de março marcadas na carteirinha terem mudado devido ao município ter recebido com atraso os lotes das vacinas. Para ser vacinada a pessoa deve apresentar cartão SUS, documento de identidade e a carteira de vacinação.

Na quinta-feira (11) a segunda dose da Coronavac/Butantan será aplicada em quem tomou a primeira dose no dia 12 de fevereiro.

A vacinação está sendo feita nas quatro unidades básicas de saúde e nas 16 unidades de saúde da família. A secretaria de saúde também tem a colaboração de equipe da Santa Casa vacinando no Pronto Atendimento São Rafael, acesso pela Rua 1, entre avenidas 15 e 19. Uma equipe do Hospital Santa Filomena vai atender das 10 às 16h, no Shopping Rio Claro, fazendo a segunda dose de quem foi vacinado em 11 de fevereiro. A lista com os endereços das unidades de saúde de Rio Claro que funcionam como posto de vacinação está no site saude-rioclaro.org.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.