Wagner Gonçalves

sangue

Em períodos de festas é comum que o consumo de bebidas alcoólicas aumente e reflita em mais casos de acidentes de trânsito. Apesar de ser proibido por lei, o número de condutores de veículos que dirigem embriagados ainda é alto. Em muitas dessas situações o a proporção de transfusão de sangue também acompanha tal ascensão e, por conseguinte, o estoque de bolsas de sangue tende a diminuir.

De acordo com a biomédica responsável pelo Banco de Sangue da Santa Casa de Rio Claro, Caroline Sorrente Pires, esse período é o que mais precisa de doadores, mas na contramão, o número de voluntários diminui consideravelmente. Nesta semana, Caroline disse que houve média de apenas dois doadores por dia, número considerado baixo em relação à demanda para tal período.

“No fim do ano aumentam-se as chances de episódios com traumas, devido aos acidentes, além de pessoas que usualmente precisam, como os pacientes oncológicos”, destacou sobre a necessidade. Tipos sanguíneos com fator Rh negativo são os mais raros de se encontrar e, atualmente, o Banco de Sangue carece de O+ e O-. “É importante que as pessoas se conscientizem e doem, independentemente do tipo sanguíneo”, destaca a biomédica.

Seja um doador

Quando o assunto é doar sangue, muitos mitos são associados a tal iniciativa, e então o desconhecimento acaba por criar medos desnecessários. “Muitos têm receio de doar e passar mal, outros que o sangue engrossa: todos são mitos”, alerta Caroline, dizendo que a ação não traz malefícios, pelo contrário, pode salvar vidas. Para evitar desconforto durante ou depois de doar sangue, o voluntário deve se alimentar bem antes de ir ao Banco de Sangue. Há uma triagem que identifica o estado de saúde do doador, sendo necessário que este não tenha ingerido álcool nas 24 horas anteriores à data. “Quem doou uma vez não é obrigado a doar sempre, mas essa é uma atitude que faz a diferença na vida de muitas pessoas”, ressaltou a biomédica.

Homens podem doar de dois em dois meses e mulheres uma vez a cada trimestre. Para ser um doador de sangue é preciso ter entre 16 e 70 anos e estar bem de saúde. Os interessados em doar podem comparecer, munidos com documento com foto, ao Banco de Sangue, de segunda, quarta e sexta-feira, das 7h às 11h, na Santa Casa de Rio Claro localizada à Rua 2, número 297, Centro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.