As atividades acontecem de forma programada e as turmas realizam os mesmos trabalhos

Laura Tesseti

Inclusão de todos. Este é o objetivo de trabalho desenvolvido há muitos e muitos anos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Rio Claro: “Atendemos deficientes intelectuais em diversos níveis e os que estão aqui são os ‘pervasivos’, como são chamados os casos mais comprometidos pela deficiência”, explica Renata Celia Claro de Oliveira, coordenadora pedagógica da instituição.

Atualmente 309 pessoas são atendidas pela instituição num geral e o objetivo é apenas um: “O sistema ainda é classificatório e competitivo, tanto na escola quanto no mercado de trabalho. Temos que deixar cada um atuar com a própria capacidade se estamos falando em inclusão, pois ela exige uma cooperação inclusiva em todos os âmbitos”, fala Sonia Maria Bastos Buchidid, diretora da Apae.

Questionada sobre a realização de eventos em dias específicos, a diretora é categórica ao apontar que a inclusão também precisa estar nessas situações: “Não temos a proposta de fazer eventos celebrando algumas datas, pois isso excluiria outras pessoas, o que não é nosso objetivo”. E a coordenadora completa: “A causa é uma só”.

Loja da Apae já vende produtos para a Páscoa
Loja da Apae já vende produtos para a Páscoa

Felizmente a situação enfrentada no início do ano pelas instituições do Estado de São Paulo está normalizada e os repasses estão acontecendo: “Passamos por uma fase de adaptação a novas regras e os repasses municipais e estaduais estão chegando para que possamos dar continuidade ao nosso trabalho”, esclarece Ruy Machado Filho, presidente da Apae de Rio Claro.

A importância da população do município e também da região é grande para que todo trabalho seja desenvolvido da melhor maneira. “Contamos muito com a comunidade para poder fazer o nosso melhor e só temos a agradecer por todo esse apoio”, finaliza Renata Celia Claro de Oliveira.

Para ajudar a Apae, basta entrar em contato pelo (19) 2112-2700 ou na Rua 17, 960, no bairro Consolação.

Loja

A loja da Apae, que comercializa produtos confeccionados pelos atendidos e também outras opções de presentes, já entrou no clima da Páscoa e, para quem procura agradar com charme e solidariedade, o horário de atendimento é das 8 às 12 e das 14 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.