A Apae de Rio Claro completa 28 anos no mês de setembro, com muita excelência no serviço prestado ao município e também às cidades da região.

A instituição é uma associação civil, beneficente e sem fins econômicos, com atuação nas áreas de assistência social (preponderante), educação, saúde, trabalho, profissionalização, defesa e garantia de direitos, lazer, esporte, cultura, entre outras, que tem como objetivo atender crianças, adolescentes, adultos e idosos, com deficiência intelectual ou deficiência múltipla ou com transtorno do espectro autista (TEA).

Sônia Maria Bastos Buchidid é presidente da Apae e explica que muitas pessoas ainda acreditam que a associação seja apenas uma escola, mas não, o crescimento foi grande, podendo atender outras demandas. “Temos quatro áreas de atuação: educação, assistência social, área da saúde e a área de gestão. Essas áreas são todas muito articuladas, transparentes, para que todos possam trabalhar com o espírito de equipe”.

Julia da Fonseca Silveira é professora e fala sobre a busca por qualidade no ensino.

“Trabalhamos aqui com esse foco, com atendimento individualizado, buscando sempre a evolução dos alunos em todas as suas práticas, não só dentro da escola, mas também em casa e em outros ambientes”, aponta.

No dia 21 de março foi celebrado o Dia Internacional da Síndrome de Down e Felipe Martins Moraes, que aos 26 anos frequenta a Apae há 8, conta que gosta de tudo que faz na instituição.

“Eu gosto de ginástica, futebol, dança, brincadeiras, natação, jogar bola e basquete”.

Já Tais Amanda da Silva, que frequenta a escola desde que nasceu e tem 21 anos, conta que sonha em ser cantora. E que ama todos com quem convive.

“Meu sonho é ser cantora um dia, tenho amigos, as professoras que mais amo e gosto de desenhar, pintar e fazer natação”, finaliza, entregando muito, mas muito amor à reportagem.

Laura Tesseti

A instituição, que completa 58 anos em setembro, atende crianças, adolescentes, adultos e idosos, com deficiência intelectual ou deficiência múltipla ou com transtorno do espectro autista (TEA)

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.