DDM: término da reforma do prédio fica para 2016

Ednéia Silva

DDM: término da reforma do prédio fica para 2016
DDM: término da reforma do prédio fica para 2016

A reforma do prédio da antiga Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) que irá abrigar a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher) está na reta final. A Delegacia Seccional de Rio Claro está tentando aditar o contrato para a reforma do padrão de energia, visto que o padrão atual não tem condições de suportar as novas instalações.

De acordo com a Delegacia Seccional, o processo aguarda parecer do setor de consultoria. Assim que for liberado, a delegacia estima que a reforma seja concluída num prazo de quatro meses, portanto somente no próximo ano. Depois disso, será preciso conseguir funcionários e mobiliário para instalar a DDM.

A vereadora Raquel Picelli ressaltou que não basta apenas concluir a reforma do prédio. É preciso ter funcionários para realizar o serviço e isso representa uma dificuldade. Por conta disso, ela, juntamente com a vereadora Maria do Carmo Guilherme, estão tentar agendar uma reunião com o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre de Moraes, para discutir a liberação de servidores.

Raquel informa ainda que a construção do prédio do IML (Instituto Médico-Legal) também será incluída na pauta, visto que a obra foi prometida para 2016, mas para isso se concretizar será preciso constar do orçamento.

A vereadora lembra que nesta semana a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 42/2015 que determina o funcionamento 24 horas por dia, sete dias por semana, das delegacias especializadas no atendimento à mulher. Hoje, o horário de funcionamento depende das secretarias de Segurança de cada estado.

Segundo ela, o projeto será analisado em caráter conclusivo pelas comissões de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Se a medida for aprovada, a ideia é trabalhar para que seja implantada em Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.