Espetáculo aborda em tom lúdico o universo da cultura regional brasileira e o respeito ao meio ambiente

Divulgação

Rio Claro recebe nos dias 5 e 6 de novembro, quinta e sexta-feira da próxima semana, o espetáculo teatral Batendo Pernas, que aborda em tom lúdico o universo da cultura regional brasileira e o respeito ao meio ambiente resgatando o folclore e brincadeiras tradicionais.

As apresentações são gratuitas e acontecem na antiga Estação Ferroviária. No dia 5, a peça será encenada às 14 horas e no dia 6 o espetáculo começa às 8h30. Alunos da rede municipal de ensino já confirmaram participação – estudantes da escola Marcelo Schmidt e agentes ambientais da escola Diva Marques Gouveia estarão presentes.

Espetáculo aborda em tom lúdico o universo da cultura regional brasileira e o respeito ao meio ambiente
Espetáculo aborda em tom lúdico o universo da cultura regional brasileira e o respeito ao meio ambiente

A peça teatral Batendo Pernas conta a história de dois amigos que resolvem viajar pelo Brasil conhecendo todas as regiões do país. Na viagem, eles usam a “Rosa dos Ventos” como ponto de localização e partida. Locomovem-se de uma região à outra, utilizando diversas brincadeiras e personagens: amarelinha, pé de lata, Saci Pererê e outros. Passando pelas cinco regiões eles descrevem o que mais lhes cham​ou​ a atenção, usando um telefone de lata.

Durante a apresentação os personagens falam sobre as danças e lendas de cada região, como o Bumba-Meu-Boi, Boitatá, a dança do marimbondo, a lenda dos diamantes e a Vitória Régia. Músicas de roda tradicional como “Se Esta Rua Fosse Minha”, permeiam o espetáculo. Ao término da viagem, os dois amigos se reencontram no coração do Brasil, em Brasília e festejam suas descobertas.

Após a apresentação teatral os atores mostram, de forma lúdica e didática, como reaproveitar materiais. A exposição exibe brinquedos confeccionados com materiais recicláveis e reutilizáveis, para as crianças fazerem em casa e na escola.

Realizado pelas secretarias municiais de Turismo e de Cultura, o evento tem apoio do Programa de Ação Cultural (Proac) do governo do Estado e patrocínio da empresa Rumo-ALL.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.