“Dedicação ao trabalho, perseverança e amor à família”, diz o professor Anselmo Antonelli, morador de Rio Claro que comemorou 108 anos como o segredo para chegar tão longe. O senhor Antonelli, nascido no ano de 1912, viu o mundo passar por momentos históricos e chegou à expressiva idade no dia 4 de agosto.

Professor na antiga Escola Industrial, o senhor Antoneli foi o responsável pela produção e fabricação de móveis para o então governador de São Paulo, Ademar de Barros, que comandou o Estado entre os anos de 1947 e 1951 no Palácio dos Bandeirantes. Nascido em São Carlos, ele conheceu a esposa Maria Salve Antonelli [in memoriam] na década de 1930 naquela cidade. Como ela era de Rio Claro, iniciaram namoro e casaram na Cidade Azul.

Em 1933 começou a lecionar na antiga Escola Industrial, hoje Bayeux, onde atuou até se aposentar. Autodidata, foi convidado para dar aulas de desenho técnico de móveis e diversos outros itens. “Ele entende muito de madeira, sempre foi muito respeitado. Ele é nosso herói, aprendemos muito com ele. É um exemplo de saúde, vida e dedicação. É nosso segundo pai, tudo que temos na vida devemos a ele”, comenta o neto Eduardo José Tomazella.

Morador da região central, Antonelli constituiu família em Rio Claro. Com a esposa, teve a filha Miriam Antonelli Tomazella, que também é professora. Formam ainda a família os três netos Eduardo José Tomazella, Edson Geraldo Tomazella e Elizangela Tomazella, além dos bisnetos Jefferson, Marina e Alice.

“O Vô Anselmo é um homem que sempre foi muito regrado e é um exemplo para nós, além de ser muito querido não apenas por nós da família, mas também por seus ex-alunos que hoje já são senhores também e sempre lembram dele. Temos muita sorte de ter ele ao nosso lado chegando 108 anos, forte e lúcido do jeito que ele é”, finaliza o bisneto Jefferson.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.