Pai André afirma que a cidade tem tudo para ser ótima, reconhecida e próspera, sendo preciso preservar, agir e planejar mais para que isso aconteça

Adriel Arvolea

Pai André afirma que a cidade tem tudo para ser ótima, reconhecida e próspera, sendo preciso preservar, agir e planejar mais para que isso aconteça
Pai André afirma que a cidade tem tudo para ser ótima, reconhecida e próspera, sendo preciso preservar, agir e planejar mais para que isso aconteça

Um novo ano se inicia e com ele expectativas, anseios e dúvidas sobre as coisas que estão por vir para os próximos 365 dias. Economistas, analistas e o próprio mercado projetam um período nada favorável para a economia, entre tantas outras notícias um tanto pessimistas.

A fim de avaliar este cenário e outros movimentos para o Brasil e, também, a Rio Claro, o Jornal Cidade consultou Pai André, que fez uma análise das tendências para 2015, que será regido por Ogum – orixá da guerra, agricultura, tecnologia e civilização.

Jornal Cidade – Como será o ano de 2015?

Pai André – Será um ano de batalhas, guerras e conflitos. Economicamente, será um ano difícil para o mundo. Mas como Ogum representa um orixá guerreiro, da ação e coragem, favorecerá a construção de laços e de caminhos. Será o ano do planejamento, ou seja, será preciso planejar para superar as dificuldades.

Jornal Cidade – Quais os benefícios da regência de Ogum para Rio Claro?

Pai André – Quando jogo os búzios, sempre saem Odús (signos de Ifá – oráculo) da prosperidade e preservação para Rio Claro. Será um ano favorável. Somos uma cidade próspera, mas, ainda, regida/movida pelos ancestrais. É preciso unir o conhecimento e cultura dos mais antigos às ideias futuras dos mais novos, para que haja maior interação, liberdade e prosperidade para toda a cidade. É preciso deixar a intolerância e a individualidade de lado para que se governe para o coletivo. Teremos um ano de importantes avanços tecnológicos em Rio Claro. Para que tudo se concretize, é preciso planejamento.

Jornal Cidade – O ano será de disputas para vagas à prefeitura e Câmara de Rio Claro. Como se mostra o cenário político para as Eleições 2016?

Pai André – A tendência é de mudanças no cenário político. Essa mudança será benéfica, apesar dos conflitos e jogos de bastidores. Um ano da renovação. No entanto, é preciso pensar: o que fazer e como fazer? A política é um processo de construção e a sociedade deve colaborar nesse processo, se manifestar e participar. Outra tendência mostrada pelos búzios é de uma liderança feminina no Executivo. Pode ser que uma mulher o assuma, ou esta venha a exercer importante influência sobre o candidato eleito.

Jornal Cidade – Denúncias de corrupção comprometem o governo Dilma. Como ficará o seu comando para este ano?

Pai André – Será um governo de confronto e crise política. Novas perdas, roubos e desvios irão aparecer. Irão tentar arrumar o problema, mas será difícil. Mas Dilma conseguirá se manter no poder. Ela é bem articulada.

Jornal Cidade – Cada orixá representa uma força da natureza. Um dos graves problemas enfrentados pela sociedade atual é a crise hídrica. O que nos mostra neste sentido?

Pai André – A situação não ficará bem, não! O homem terá que se preparar com outros recursos e não só depender da natureza. Mais uma vez, é preciso planejamento.

Jornal Cidade – E a economia, segurança e esporte em Rio Claro?

Pai André – Economicamente, a situação ficará melhor. Haverá uma energia além de nós, algo energético que favorecerá a forma de se organizar e trazer prosperidade. Que o governo tenha sensibilidade e explore as riquezas da própria cidade. A violência tende a diminuir, influenciada por um projeto espiritual. No esporte, Rio Claro tem boas lideranças, mas é preciso mais harmonia e entrosamento nos grupos.

Jornal Cidade – Deixe uma mensagem à cidade de Rio Claro.

Pai André – Feliz 2015 para Rio Claro. A cidade tem tudo para ser ótima, reconhecida e próspera. Vamos preservar mais, agir mais e planejar mais. A guerra de Ogum é construir, e não matar. É um orixá guerreiro, que não sai matando. Ele é generoso, é de ação!

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.