É frequente que moradores de Rio Claro flagrem animais andando soltos nas ruas da cidade. Esta situação gera riscos tanto para a população, quanto para os próprios animais.

Na manhã dessa quinta (11), dois cavalos foram flagrados soltos na Avenida Ulysses Guimarães, próximo à Unesp.

“Isso é algo que sempre ocorre, não só aqui na Bela Vista, mas em outros pontos da cidade também já flagrei este tipo de fato. É perigoso principalmente para o trânsito, já que muitas vezes temos que parar no meio da rua por conta da presença dos animais”, afirma o leitor Fábio Marques Duarte.

Procurada pelo JC, a Prefeitura de Rio Claro orientou os munícipes como proceder ao avistar animais andando soltos pela cidade: “Os munícipes devem informar o endereço completo, dia e horário que avistaram o animal solto ao Canil Municipal por meio do telefone 3532-4115 para que seja feito o resgate. O serviço funciona 24 horas, inclusive aos fins de semana e feriados. O Departamento de Proteção Animal, vinculado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, recolhe os animais de grande porte, que são levados para área que fica ao lado do canil. Para reaver o animal recolhido, o proprietário precisa comprovar a propriedade com apresentação de documentos. O animal somente é liberado mediante o pagamento da multa. Em caso de reincidência, o proprietário fica impedido de ter restituído o animal. A prefeitura ressalta que deixar animais de grande porte soltos nas ruas e avenidas da cidade pode ser caracterizado como abandono de animal, com aplicação de multa no valor de R$ 125,00 por animal, além da diária da custódia provisória”.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.