Porca com filhotes flagrados em rua do Jardim Nova Rio Claro

Ednéia Silva

Porca com filhotes flagrados em rua do Jardim Nova Rio Claro
Porca com filhotes flagrados em rua do Jardim Nova Rio Claro

Os moradores do Jardim Nova RC denunciam a criação de animais soltos nas ruas do bairro. Foto enviada pelo WhatsApp da Redação (9.9942.4100) mostra uma porca com vários filhotes tranquilamente na via pública. Além de porcos, é possível encontrar galinhas, cabras, cabritos, cavalos e outros animais em circulação pelo bairro. Eles cobram providências das autoridades competentes.

Uma moradora que não quis se identificar conta que os animais são de propriedade de moradores do próprio bairro. Os donos criam os animais soltos pelas ruas, causando uma série de problemas, como mau cheiro e sujeira, seja proveniente de dejetos dos bichos ou de lixo que eles reviram, espalhando os resíduos.

Além disso, os animais soltos pelas ruas podem causar acidentes, visto que invadem o trânsito e atrapalham o tráfego. Em casos de acidentes graves, há o risco de morte e da necessidade de sacrificar os animais por causa da gravidade dos ferimentos. Além da segurança, envolve questão de saúde pública, já que podem transmitir doenças.

Ela afirma que a população já solicitou fiscalização e intervenção à prefeitura, mas até o momento nada foi feito. Fica apenas a promessa do poder público de ir até o local averiguar a situação.

Questionada sobre o assunto, a prefeitura informou que “existe legislação estadual, Código Civil e Código Sanitário que direcionam as ações de fiscalização nestes casos. Porém, para atuação por parte do órgão responsável (no caso a Diretoria Animal da Sepladema), deve haver denúncia pelo 156”. A Diretoria de Proteção Animal foi criada em abril deste ano com a finalidade de trabalhar políticas públicas voltadas aos animais.

Em matéria anterior sobre o tema, a prefeitura disse que, quando as regras são descumpridas, a pessoa responsável é notificada para resolver o problema. Caso isso não seja feito, é emitido um auto de infração.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.