Lucas Calore

Um velho problema vem gerando transtornos a moradores de vários bairros de Rio Claro. É o caso de animais de grande porte soltos pelas vias e áreas públicas.

“Nesses dias um cavalo estava correndo pelas ruas. Poderia causar um acidente!”, reclama Angélica Camargo, moradora no Jardim São Paulo. “Esses animais com fome reviram o lixo para achar o que comer”, comenta.

Já no Parque Universitário, outra leitora também se queixa: “O fato acontece com frequência na Rua 22. [Os animais] ficam soltos comendo lixo e causando perigos para eles, que ficam muitas vezes no meio da rua, além de perigo para os motoristas”, relata. Na última semana, cerca de seis cavalos estavam à solta na Avenida 32, na região do bairro Santana.

Soluções

Mesmo com a população se queixando da falta de atendimento por parte da Prefeitura Municipal, a administração de Rio Claro ressalva que reconhece a relevância da situação e vem trabalhando no sentido de encontrar o quanto antes uma solução para o problema, especialmente no que se refere à recolha dos animais.

“A Secretaria de Meio Ambiente, responsável pelo setor, também pretende estimular a posse responsável de animais, orientando a comunidade sobre como cuidar de seus animais”, informou o governo do município em nota enviada pela assessoria de imprensa.

O que fazer?

Segundo a Prefeitura Municipal de Rio Claro, quem presenciar algum animal de grande porte em via pública ou em outra situação de maus-tratos ou abandono deve ligar para o Departamento de Proteção Animal: 3522-2822.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.