O mercado da animação 2D está de volta e vem ganhando cada vez mais espaço, principalmente entre as mulheres.

“Esse mercado está de volta e vive um momento muito especial. São dezenas de projetos no ar, nas séries de TV dos canais fechados e exportando nossas produções para o mundo todo”, explica o veterano Clewerson Saremba, que é diretor de longas-metragens em animação para o cinema, TV e publicidade, e também coordenador de animação no curso de desenho animado do Estúdio Corvo, em Rio Claro.

Essa boa fase fez com que quatro jovens garotas iniciassem o curso. Em poucos meses elas já se destacam como futuras excelentes profissionais de animação.

Rafaela da Silva de Souza tem 17 anos e é estudante do Ensino Médio. “Desde muito pequena me interessava por animação, queria desenhar e criar minhas histórias. Enquanto o tempo passou comecei a conhecer alguns meios de animar, mas nada profissional. A animação foi se tornando um hobby. Em 2015, conheci o Clewerson através de uma palestra no Estúdio Corvo. Com 4 anos de curso, já fiz meu primeiro curta-metragem e estou me preparando para o mercado de trabalho no mundo da animação”, conta.

Abilena Lautenschlager tem 29 anos, formada em licenciatura e bacharel pela PUC Campinas em Artes Visuais. Trabalha como professora de Arte pela Prefeitura e está desenvolvendo uma série de animação para a TV com personagens que, além de divertirem as crianças, vai ensinar a importância da boa alimentação por meio das frutas. “Tenho contato com o desenho e animação desde a infância. Iniciei o trabalho com desenho animado em 2017, quando comecei o curso e conheci o Clewerson”, conta a jovem.

Helena de Góes Zanfelice tem 18 anos e cursa o segundo semestre de Design Gráfico pela faculdade FAAL. “Desde pequena sempre fui apaixonada pelos desenhos da Disney e até hoje fico encantada com cada detalhe do mundo da animação. Acredito que essa paixão que morava dentro de mim acabou se tornando a grande voz para representar onde estou hoje. Faço Animação Gráfica há um ano e cada vez me sinto mais motivada dentro desse mundo, o aprendizado é constante”, explica Helena.

Beatriz Baccan dos Santos tem 18 anos, é formada como técnica em Computação Gráfica pelo Senac e atualmente cursa Design Gráfico pela FAAL. “Este ano comecei a trabalhar como estagiária no Abrigo São Vicente de Paulo, onde faço a parte de marketing e design da empresa. Sempre fui muito ligada à arte e desde cedo desenvolvi o interesse pela área, mas foi só quando comecei o curso técnico que tive a certeza de que era realmente aquilo que eu queria fazer”, conta a estudante.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.