Americano faz intercâmbio com equipe de Rio Claro

72

Matheus Pezzotti

Os taekwondistas Guilherme, Talisca, Peter e Talita, em treino da equipe, em Rio Claro
Os taekwondistas Guilherme, Talisca, Peter e Talita, em treino da equipe, em Rio Claro

O olhar sério e o sorriso breve não são sinais de timidez de Peter Lopez. Estas características fazem parte de uma tentativa estratégica para manter-se concentrado e não se perder durante a conversa. Aos 34 anos, o norte-americano lutou onze anos pela seleção dos Estados Unidos e, há seis anos, luta pela seleção do Peru, país o qual tentará representar nas Olimpíadas do Rio 2016, buscando uma das vagas.

Peter já conhecia o trabalho da equipe Carmen Carolina Pro Team, de Rio Claro, especialmente o da técnica, em encontros em competições internacionais. Sabendo da existência da equipe de alto rendimento na cidade, às vésperas de uma seletiva na qual disputará uma vaga olímpica, com recursos próprios, viajou para Rio Claro para treinar por uma semana, do dia 30 de novembro até a última sexta-feira (4), com a equipe.

Neste período, acompanhou o treino intenso dos atletas e seguiu à risca as orientações da técnica Carmen Carolina Pigozzi. “A professora [Carmen] tem uma ideia avançada em relação ao nosso esporte. O que eu aprendi em seu treino e as dicas que ela me deu me ajudarão no meu aprimoramento”, explica Peter.

Peter já disputou duas Olimpíadas, em 2008 e 2012, e conquistou uma medalha de prata no Pan-americano de 2007 e outra no Mundial, no mesmo ano, e aproveitou a visita para dar um recado à equipe, principalmente a Talita Djalma, Guilherme Dias e Talisca Reis, que também disputam vaga para os Jogos no Rio.

“Em cada luta, acreditar que vai ser diferente. Pois cada campeonato é uma nova vida”, diz. Peter passará por duas seletivas. A primeira acontecerá em dezembro e, dependendo do resultado, o levará à final que acontece em março do próximo ano.

SELETIVA

Os três atletas da equipe se preparam para a última seletiva que irá definir o elenco que irá representar a Seleção Olímpica Brasileira no Jogos do Rio, em 2016. No dia 9 de janeiro, Guilherme Dias (bronze no Mundial) vai defender a categoria até 58 quilos. No feminino, a atleta Talita Djalma (campeã Brasileira e Sul-americana) vai disputar abaixo dos 57 quilos e Talisca Reis, até 49 quilos.

Qual sua opinião? Deixe um comentário: