Imagem ilustrativa

Áudios que circulam pelas redes sociais tem assustado a população de Rio Claro, em especial os pais, alunos e professores da Escola Estadual Januario Sylvio Pezzotti, localizada no Jardim Novo I. Em um dos áudios, um homem não identificado ameaça fazer um massacre na escola.

“Vou matar geral naquela Januario. Os caras tudo c*zão comigo, fica me enchendo o saco, vou matar geral lá. Quero saber de nada não. Professor, já falei com eles e não me ajudam”, diz o rapaz no áudio.

Além deste, um outro áudio, divulgado ontem, ameaçando massacres em todas as escolas de Rio Claro, iniciando no Januario, ganhou repercussão: “Boa noite, rapaziadinha, deixa eu está passando aqui um recado pra vocês, entendeu? E quem está podendo compartilhar esse áudio aí compartilhar, fazendo favor, entendeu? Porque o bagulho não está mais de brincadeira. A partir de amanhã a gente vai começar o massacre em todas as escola, entendeu? O bagulho, a gente não está mais de brincadeira. Período manhã, tarde e noite. Fica ciente já, hein? O começo da escola que nós já vai começar, parça. Fuzilando. É o Januário, entendeu? Todo mundo fica ciente, depois nós vai pra mais escola”.

A Secretaria Municipal de Segurança, através do secretário e vice-prefeito Rogério Guedes, afirmou que o material que circula nas redes sociais é falso e que as ameaças são infundadas, mas mesmo assim reforçou a segurança nas escolas de Rio Claro.

“Nós da Secretaria de Segurança estamos trabalhando integradamente com a Polícia Militar, com a Polícia Civil. Foi feita uma fake news para trazer um um transtorno, uma preocupação para os pais, os alunos, os nossos profissionais da área de de educação. A Polícia Militar já está trabalhando em conjunto com a gente também. Nós vamos trabalhar pra localizar os autores, a Polícia Civil vai trabalhar para localizar os autores desses áudios para que eles sejam sejam responsabilizados e penalizados. A segurança dos pais, alunos e funcionários estarão sendo mantidas e a Secretaria Municipal vai dar total apoio”, ressaltou Guedes.

O secretário ainda completou explicando as ações que estão sendo tomadas para reforçar a segurança nas escolas: “Eu vou pedir para que a as rondas escolares se intensifiquem. Para que a gente dê o total apoio para o pessoal e eles se sintam mais tranquilos, pros nossos profissionais trabalharem e os nossos alunos também irem frequentar as escolas e os pais também. E a polícia civil vai estar trabalhando pra detectar os autores desses fake news aí pra que eles sejam responsabilizados”.

Aulas

A reportagem do Jornal Cidade já procurou as Secretarias de Educação do Estado e do Município e aguarda retorno sobre a situação das aulas diante das ameaças.


A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.