Novamente, os Ecopontos do município estão gerando reclamações por parte de moradores de Rio Claro e usuários dos dispositivos.

Recentemente o Jornal Cidade relatou uma denúncia feita por um leitor sobre a falta de espaço nas caçambas para deixar o material e novamente o assunto está em pauta.

Na manhã de terça-feira (22), Paulo Roberto Cecatto precisava fazer o descarte de uma grande quantidade de material, mas não conseguiu. “Cheguei ao Ecoponto do Cervezão e as caçambas estavam cheias, também fui ao do Jardim São Paulo e a situação está igual. O que vamos fazer? Onde vamos fazer o descarte desse material?”, questiona o munícipe.

Nas imagens, tiradas pelo leitor, no Ecoponto do bairro Jardim São Paulo, é possível observar as caçambas com muito entulho e também a existência de muitos móveis e diversos tipos de materiais descartados.

“Essa situação é de extrema urgência, precisamos de uma solução do responsável da pasta de resíduos sólidos. Não podemos descartar o material em qualquer lugar, não podemos deixar na rua, pois somos multados, temos que deixar nos ecopontos, mas estão todos entupidos, os caminhões não estão fazendo a retirada dos materiais, como vamos fazer? Onde devemos deixar o que precisamos descartar?”, questiona.

Demissões

Segundo informações extraoficiais, um leitor levantou a questão de que funcionários que trabalham com a recolha dos materiais deixados nos ecopontos estariam sendo desligados da empresa e que já teriam feito, inclusive, exames demissionais.

Prefeitura

Sobre as reclamações, a prefeitura informa que não há alterações nos serviços dos seis ecopontos de Rio Claro. “O contrato com a atual empresa responsável se encerra na quinta-feira (24) e a nova empresa começa a executar os serviços na sexta-feira (25), ou seja, o funcionamento dos ecopontos não será afetado”, esclarece.

O Departamento de Resíduos Sólidos, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, ressalta que, por ter grande demanda, a limpeza dos seis ecopontos é feita diariamente e de maneira rotativa, no período das 6 horas até as 22 horas.

“Caso os usuários encontrem dificuldade para realizar o descarte correto de material nos ecopontos, devem informar o Departamento de Resíduos Sólidos pelos telefones 3524-4786 e 98141-1071, informando qual o ecoponto para que um fiscal seja enviado imediatamente para verificar a situação”, reforça em nota.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.