Educar com diversão, mostrando a natureza e suas ações. Com esse objetivo, a prefeitura de Rio Claro realizou na quinta-feira (22) uma série de atividades na Sala Verde do Lago Azul em comemoração ao Dia Mundial da Água.

Sob o comando da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, o evento teve palestra, brincadeiras e oficina sobre plantio de sementes de árvores frutíferas. Participaram 60 alunos do Ensino Fundamental da Escola Municipal “Jardim das Palmeiras – Caic”.

Divididas em duas turmas de 30 alunos, as crianças, que também são agentes ambientais, ouviram palestra ministrada pelo coordenador de Educação Ambiental da prefeitura, Edison de Andrade, e pelo gerente de Resíduos, Leonardo Andrade, sobre arborização, Dia da Água e a importância da preservação desse recurso natural.

Após a palestra os alunos foram conhecer árvores do Lago Azul como chico-magro, ameixeira e caramboleira. Durante o passeio cada criança fez plantio, em um recipiente, de semente das frutas que consumiram no local. Os recipientes serão levados ao viveiro de mudas para serem cuidadas, preparadas e utilizadas em plantios dos projetos da Sema, nas áreas verdes, ou na recuperação de nascentes.

“De forma lúdica as crianças aprenderam questões sobre o meio ambiente tocando a terra, plantando sementes e se divertindo”, comenta Leonardo Andrade. As crianças também receberam o livro “Cada Gota Tem”, oferecida pelo Consórcio PCJ, sobre a preservação da água.

“Estamos comprometidos em educar as nossas crianças em questões ambientais para termos uma perspectiva de futuro melhor “, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura no “Programa Município Verde Azul”, iniciativa do governo estadual que pontua investimentos ambientais feitos pelos municípios. As cidades que atingem a pontuação necessária e obtêm o certificado garantem prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Inaugurada no final de fevereiro deste ano, a Sala Verde do Lago Azul é a segunda de Rio Claro e fica no prédio localizado na Rua 2-A. Assim como a da Floresta Estadual, a sala de educação ambiental no Lago Azul tem biblioteca, jogos, materiais didáticos e brinquedos de materiais recicláveis elaborado pela Sema.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.