Alunos que integram o nono ano do Ensino Fundamental II da Escola Estadual Nelson Stroili aceitaram o desafio proposto pela professora Michele Batista: escrever contos para publicarem em um livro.

“Eu estava substituindo a professora de Língua Portuguesa, a Auriane, e pensei que poderíamos fazer um projeto de contos. Como estávamos já nos aproximando do final do ano, seria bastante interessante esse projeto. Sempre gostei de resenhar sobre livros, tive um blog e acho que essa experiência é bem válida, então propus a ideia e esse grupo a abraçou”, conta.

O trabalho não valia nota e foi realizado como uma atividade extra. “Eu fui apenas corrigindo os erros ortográficos e estruturando o texto, mas as ideias partiram dos próprios alunos, com muita criatividade”, fala a professora.

David Gabriel Ribeiro Cardoso foi o responsável por escrever a poesia que está presente no livro e conta que sempre teve o hábito da escrita. “Gosto de escrever desde criança, comecei pequeno escrevendo. Escrevo outros tipos de texto também e adoro romance”, conta o aluno.

Bruna Alves Silva escreve desde os 12 anos e fala que, com a chegada da pré-adolescência, os problemas e conflitos internos também chegam e escrever foi a forma que encontrou de colocar o que sente para fora. Juntamente com a amiga Evenlyn Vitória Morais da Silva, pretende lançar um livro. As jovens, ao lado das amigas Luana, Thaina e Rafaela, escreveram um conto em conjunto, falando sobre a história da amizade do grupo.

Gabriela Corrêa escreveu um conto baseado em uma série de TV a que assistiu. “Usei como base a série e fui criando uma história, minha ideia é transformar o conto, que possui várias páginas, em um livro. Sempre gostei de escrever o que sinto e ainda sigo fazendo isso”, conta a aluna.

O conto de terror ficou a cargo da aluna Débora Fernanda Bonde, que sempre adorou o tema, mas escreveu pela primeira vez.

Participaram do livro os alunos Evenlyn Vitória Morais da Silva, Bruna Alves Silva, Rafaela Ketely Ap. Gonçalves Brito, Thaina Clemente de Andrade, Luana Beatriz Varussa de Oliveira, Débora Fernanda Bonde, David Gabriel Ribeiro Cardoso e Gabriela Corrêa.

No App

O livro de contos também será lançado no aplicativo Wattpad, para escritores e leitores, de forma gratuita.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.