Nesta semana acontece a 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) é um movimento acadêmico que estimula a criatividade e reflexão de alunos da educação básica, por meio do desenvolvimento de trabalhos científicos nas áreas das ciências e da engenharia.

Este ano, as alunas Marcela Tessitori, Maria Eduarda Rossi e Samy Takahashi se classificaram como finalistas da Feira com o projeto O retrato da violência contra a mulher no interior paulista (Rio Claro – SP).

Orientadas pelos professores Conrado Ferranti e Marília Narvaqui, as alunas desenvolveram um aplicativo para celular chamado DMB – Defensoras das Mulheres Brasileiras, que busca colaborar com a segurança da mulher no dia a dia. O aplicativo possui um botão que aciona três opções de atividades, sendo elas:

• Emergência: que mostra a lista de contatos essenciais para esse tipo de necessidade
• Relatar ocorrência: que por meio de categorias a mulher consegue descrever situações pelas quais passou que ficam disponíveis na localização onde a pessoa criou o alerta
• Avaliar local: que marca as informações sobre o sentimento que o local causa, por exemplo, local confortável, local aceitável, local inseguro e local perigoso
Tendo em vista a importância do tema, a empresa DFG – Publicidade presenteou as alunas com o desenvolvimento do aplicativo, que está quase finalizado. Ele será usado na Mostra de Projetos Finalistas da Febrace na próxima semana.

Na mostra, que acontece até 21 de março, na Inova USP, em São Paulo, as estudantes apresentarão o banner do projeto e no dia 22 de março, sexta-feira, acontecerá a premiação. Além da mostra, a Feira oferece palestras e painéis com muito conteúdo e conhecimento para os participantes.

A Feira possui também o site Febrace Virtual, no qual são disponibilizados os vídeos de apresentação dos estudantes finalistas. Nesse site, é possível curtir seu trabalho favorito, ajudando a divulgação e visibilidade do projeto por meio de votação popular. Essa votação virtual elege 4 melhores projetos que ganham o Prêmio de Votação Popular, que não interfere na votação do projeto físico, mas possui premiação própria durante a Cerimônia de Premiação da Feira.

Para votar nas alunas do Claretiano – Colégio, basta acessar o link e clicar em curtir: https://febrace.org.br/virtual/2019/SOC/37/

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.