Em meio às dificuldades impostas pela pandemia, aplicar a vacina contra a Covid, para muitos é poder levar esperança de que este momento difícil vai passar. É assim que Patrícia Melhado Perez, aluna do curso de Enfermagem da Faculdade Anhanguera, encara a missão que vem exercendo diariamente. Nesta jornada diária de vacinação ela viveu na segunda-feira (13) o dia mais especial, quando pode imunizar os pais Lenita Melhado e Geraldo Perez.

A mãe não esconde o orgulho do trabalho que vem sendo desempenhado pela filha. “Foi emocionante e sou muito grata a Deus pela oportunidade de ser imunizada e, mais ainda, por ter minha filha aplicando a vacina”, destaca a professora de História, que acrescenta “é mais um marco para a minha história”.

Experiência semelhante viveu Vivian Varela Seabra, também aluna de Enfermagem da Anhanguera, que na segunda-feira (13) vacinou o pai Domingos Varela, de 67 anos. “Este trabalho tem sido muito especial porque vivemos a expectativa das pessoas para serem vacinadas. É um momento único, de alegria, e poder vivenciar isso com o meu pai é emocionante”, declara Vivian.

A campanha de vacinação em Rio Claro, além dos profissionais da Secretaria de Saúde, conta com voluntários e parceiros dos Hospitais Santa Filomena, São Rafael e Unimed e da Faculdade Anhanguera. “É uma experiência única, e quando minha filha no futuro ler nos livros de história sobre a pandemia vai saber que a mãe dela trabalhava para levar a esperança”, relata Patrícia.

Rio Claro vacinou contra a Covid 29.314 pessoas, o que equivale a 14,09% da população. Deste total, 13.747 pessoas receberam também a segunda dose, um percentual de 6,6% da população. Nesta quarta-feira (14) a vacinação continua sendo realizada para os idosos com 67 anos ou mais. A aplicação de segunda dose também continua sendo feita, agora em quem foi vacinado com Coronavac/Butantan até 25 de março. O atendimento é realizado prioritariamente nos três locais que funcionam no sistema de drive-thru, a partir de parceria da Secretaria Municipal de Saúde com hospitais, que vacinam pessoas conveniadas ou não.

Das 8 horas ao meio dia, a equipe do Santa Filomena realiza drive-thru na entrada principal do Shopping Rio Claro, na Avenida Conde Francisco Matarazzo Junior. No mesmo horário a equipe da Unimed atende na Rua 12 entre as avenidas 14 e 12 (prédio da antiga empresa Alexandre Junior). O atendimento no São Rafael vai das 8h30 até o meio-dia e é pela entrada do pronto atendimento na Rua 1 entre as avenidas 15 e 19. As senhas para vacinação são entregues até que seja atingida a quantidade de doses disponíveis.

Pessoas a pé não devem procurar esses locais. Nestes casos, o atendimento é feito na Faculdade Anhanguera e no Centro Cultural, onde também estão sendo vacinados os profissionais de educação.

Para ser vacinada a pessoa deve apresentar cartão SUS, CPF e RG e, em caso de segunda dose, o cartão de vacinação. Os profissionais de educação devem apresentar também o comprovante com QRCode validado pelo site Vacina Já Educação. A comunidade deve ficar atenta às divulgações oficiais sobre a vacinação, realizadas nas redes sociais e nos sites da prefeitura de Rio Claro e da Secretaria de Saúde.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Programa combate lentidão na abertura de empresas

Jucielen vence bicampeã nos EUA