Ventilada desde 2007, prometida em 2010 e anunciada em 2011, Fatec segue só no papel

Antonio Archangelo

Ventilada desde 2007, prometida em 2010 e anunciada em 2011, Fatec segue só no papel
Ventilada desde 2007, prometida em 2010 e anunciada em 2011, Fatec segue só no papel

A construção de uma unidade da Faculdade de Tecnologia (Fatec) em Rio Claro evidencia embaraço político na cidade. Promessa de campanha do governador Geraldo Alckmin (PSDB), que depende de contrapartida da prefeitura de Rio Claro – em relação à doação do terreno -, o projeto executivo para abrir a licitação que escolherá a empreiteira que construirá a unidade ainda não está pronto.

A informação foi revelada pelo prefeito Du Altimari (PMDB) durante ato na Câmara Municipal realizado na tarde de terça-feira, 30 de dezembro. A fala do prefeito foi endereçada às declarações do deputado Aldo Demarchi (DEM), que criticou a demora na doação da área.

“Como essa questão da Fatec que temos que estar resolvendo em relação à exigência do Governo do Estado, que teve que mudar a lei orgânica do município, que é bom que a gente entenda. Simplesmente isso: a nossa Lei Orgânica coloca o seguinte, se você vai fazer uma doação ou cessão de uso, você tem um prazo x para construir, se você não constrói, o que acontece? Isso volta para o município. E o Governo do Estado e o Instituto Paula Souza disseram que isso não poderia acontecer, se for dessa forma, se tornará uma coisa onerosa e teremos que entrar com um projeto na Assembleia Legislativa que vai demorar dez anos para que o projeto aconteça”, disse o prefeito ao citar a importância da Câmara em relação ao apoio dado ao governo municipal. “Viemos aqui, fizemos as alterações, enviamos à Câmara Municipal tanto a questão federal, quanto a estadual, e não está pronto o projeto. O projeto da Fatec vai ficar pronto. Para você entender e ter um mínimo de noção de como funciona uma administração pública, você, para fazer uma licitação, você precisa de um Projeto Executivo, e esse projeto Executivo da Fatec não está pronto. Ele só vai ficar pronto no dia 15 de janeiro, no primeiro semestre. E aqui na nossa administração nós acompanhamos passo a passo esta questão, porque a educação é fundamental para nossa cidade, ainda mais em relação a uma obra de R$ 27 milhões”, citou.

Em entrevista recente ao Jornal Cidade, o deputado Aldo Demarchi citou a lentidão do governo municipal em doar a área para que a Fatec fosse construída.

“Sobre a Fatec, na primeira vez deram uma área de APP (Área de Proteção Permanente), na segunda deram uma área com ônus para o Governo e agora voltaram para a Câmara Municipal para tirar o ônus. Demorar quatro anos para doar uma área para a Fatec não é falta de vontade política? Quando depende da vontade política, o deputado fica com as mãos atadas. Eu já dei até o nome da Fatec”, citou.

Em março deste ano, o então secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Garcia (DEM), divulgava que o projeto da Fatec de Rio Claro estava “quase pronto”. “O projeto básico já está pronto. Agora, vamos concluir o projeto executivo, para que até junho a licitação seja aberta”, informou em entrevista ao Grupo JC.

Cabe lembrar que o anúncio de que Rio Claro receberia uma unidade da Fatec foi feito no dia 24 de agosto de 2011 pelo prefeito Du Altimari e pelo deputado estadual Aldo Demarchi. Ambos receberam a confirmação do Governo do Estado e da direção do Centro Paula Souza.

A expectativa inicial era de que a Fatec começasse a funcionar no início de 2013 com três cursos que seriam definidos com base na demanda da cidade. Na oportunidade, Altimari disse que o processo ficou um tempo parado, porque o Centro Paula Souza queria instalar a Fatec no Chanceler.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.