O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro informa que, devido às chuvas da semana, foi necessário diminuir, na manhã dessa quinta-feira (16), as operações de captação, tratamento e fornecimento de água da Estação de Tratamento de Água (ETA 2).

Isso se deve ao aumento na turbidez da água do rio Corumbataí, que apresenta maior concentração de matéria orgânica e barro. Também foi necessário desligar temporariamente a Central de Distribuição.

Segundo o departamento técnico da autarquia, essa é uma ação realizada por diversas cidades e é necessária como medida preventiva para manter a qualidade da água, já que a turbidez do rio Corumbataí está em 1.600 UTNs (Unidades de Turbidez Nefelométrica), sendo que o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), por legislação, determina que o tratamento deva ser realizado em até 100 NTUs.

“É preferível prezarmos pela qualidade da água, mesmo resultando na diminuição da pressão no fornecimento para os bairros abastecidos pela ETA 2”, explica o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.

Os mananciais da cidade (Ribeirão Claro e rio Corumbataí) são monitorados várias vezes, todos os dias. O rio Corumbataí apresenta melhora na turbidez da água e o bombeamento da água já foi retomado.

A previsão para a retomada total das operações da ETA 2 e abastecimento aos bairros abastecidos é para durante a tarde desta quinta-feira (16).

Nesse período, pode ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d’água no Distrito de Ajapi e nos bairros abastecidos pela ETA 2.

O Daae informa que ter caixa d’água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta e ressalta a importância de a população fazer uso consciente e sem desperdícios da água.

Serão feitas descargas na rede, mas o retorno da pressão do abastecimento pode resultar em casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas ligações de telefones fixos e celulares, ou pelo Whatsapp, no telefone (19) 9.9290-6424, que funciona das 8 às 18 horas em dias úteis.

A água também poderá ficar com aspecto “esbranquiçado”, gerado por microbolhas por conta da pressão na rede, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.

A ETA 2 fica na estrada que liga o Distrito Industrial ao Distrito de Ajapi e é responsável pelo abastecimento de 60% da cidade. Os outros 40% são distribuídos pela ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova e faz a captação da água bruta no Ribeirão Claro. Com turbidez dentro das condições para tratamento, segue funcionando normalmente.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.