A Junta Militar de Rio Claro está situada na Avenida 8, nº 91, entre as ruas 1 e 2. Funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30

Carine Corrêa

A Junta Militar de Rio Claro está situada na Avenida 8, nº 91, entre as ruas 1 e 2. Funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30
A Junta Militar de Rio Claro está situada na Avenida 8, nº 91, entre as ruas 1 e 2. Funcionamento é de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 11h e das 13h às 16h30

Muitas são as dúvidas que cercam os jovens quando o assunto é alistamento militar. Mas, afinal, quais são os critérios para ser recrutado? Qual o período de alistamento militar? Qual procedimento devo seguir para me alistar no Exército? O que acontece caso eu não me apresente, quais são as consequências?

Pensando nisso, o Jornal Cidade consultou a Junta Militar de Rio Claro, que através de sua secretaria esclareceu as principais dúvidas. Outras dúvidas podem ser tiradas pelo telefone da Junta: 3523-8148.

O alistamento militar tem início na próxima segunda-feira, dia 12 de janeiro. Os jovens que nasceram em 1997 devem procurar a Junta Militar de Rio Claro até o final do mês de junho. “Independentemente do mês no qual ele completa 18 anos, deve comparecer pessoalmente à Junta para dar início ao processo de alistamento”, explica a secretária Conceição dos Santos. O jovem deve se deslocar à Junta levando documentos originais: certidão de nascimento, RG e CPF, comprovante de escolaridade e endereço, além de uma foto recente 3×4. “O alistamento fica pronto no mesmo dia, assim como a emissão do Certificado de Alistamento Militar. Esse certificado é emitido independente se o jovem será dispensado ou recrutado para o Tiro de Guerra”, detalha Conceição.

São alistados anualmente em Rio Claro cerca de dois mil jovens, deste número, apenas 100 entram por ano no Tiro de Guerra no município. São cerca de cinco chamadas que acontecem para reduzir os dois mil jovens para cem. Essas pessoas que são eliminadas nestas etapas são enquadras no excesso de contingente e, nesse caso, não precisam mais se apresentar à Junta Militar.

“Os jovens recrutados para o Tiro de Guerra são selecionados de acordo com alguns requisitos. São realizadas entrevistas, exames médicos, avaliações físicas e psicológicas que selecionam os cem rapazes”, completa a secretária Conceição dos Santos.

As atividades no Tiro de Guerra têm início no mês de março. Lá, os jovens desenvolvem atividades diárias duas horas por dia.

Isentos

Há casos em que os rapazes são dispensados do serviço militar. Conceição explica que jovens que possuem deficiência física e mental, são arrimo de família – que já são responsáveis pelo sustento de uma família – e rapazes que residem na zona rural dos municípios. Nessa última situação, o fator distância isenta os jovens. Caso o convocado tenha filhos, também é necessária a apresentação das certidões de nascimento das crianças.

Dever

Conforme estabelece a Constituição Federal, o alistamento é obrigatório e aqueles que não comparecerem ficarão impedidos de tirar passaporte ou assumir cargos no serviço público. O jovem em situação irregular com o Serviço Militar também fica impedido de prestar vestibular ou se matricular em qualquer estabelecimento de ensino, além de estar sujeito ao pagamento de multa – cujo valor varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar. Segundo dados da Seção de Coordenação de Mobilização Militar do Ministério da Defesa, no ano passado, 1,7 milhão de jovens se alistaram nas Juntas de todo o país.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.