Adriana Aparecida Boim fala sobre a procura dos alimentos durante as festas do final de ano

Laura Tesseti

E o preparo de uma nova ceia começa! Passado o Natal, a festa para celebrar o Ano Novo é outra data regada a muita comida e superstições.

Muitas pessoas optam por deixar os pratos típicos de lado e aproveitar um churrasco ou até mesmo comidas mais leves durante o réveillon, mas alguns alimentos não podem faltar para a hora da virada, pois tornaram-se praticamente obrigatórios para quem acredita no poder das simpatias.

Segundo Ana Aparecida Boim, funcionária de um varejão localizado no Bairro do Estádio, em Rio Claro, a procura por alimentos que “trazem sorte” é bastante grande nesta época do ano e muita coisa já foi comprada perto do Natal. “Estamos repondo nossos estoques para que possamos atender nossos clientes, pois a procura foi grande e segue para as festas de Ano Novo”, conta.

Para ajudar quem pretende ‘entrar com o pé direito’ em 2016, o JC preparou algumas dicas de o que comprar e como fazer com os alimentos típicos da sorte durante a virada do ano.

Adriana Aparecida Boim fala sobre a procura dos alimentos durante as festas do final de ano
Adriana Aparecida Boim fala sobre a procura dos alimentos durante as festas do final de ano

LENTILHA

Há quem indica espalhar os grãos de lentilha pela mesa, como forma de decorar e também trazer prosperidade para a ceia. Segundo a tradição, ela deve ser o primeiro alimento a ser ingerido na virada. A superstição pede que o prato de lentilha seja consumido em cima de uma cadeira e mentalizando positividade. Atrai fortuna, dinheiro e prosperidade.

UVA

As opções de simpatias envolvendo uvas são diversas, mas as mais populares são as de comer três delas, mentalizando pensamentos positivos, ou 12, fazendo um pedido para cada mês do ano. O alimento também é fonte de prosperidade e riqueza, segundo a tradição.

ROMÃ

A superstição pede que sejam comidos sete gominhos do fruto e que sejam colocados em um papel branco; após isso, todos vão direto para a carteira. Para quem acredita na simpatia, os gomos da romã ajudam a atrair fartura e fertilidade.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.