Alerta: trecho com neblina requer atenção redobrada dos motoristas.

Manter distância segura do veículo que segue à frente é outra medida de segurança.

Dirigir em condições de baixa visibilidade exige uma série de cuidados

A presença de neblina nas estradas é algo comum nesta época do ano. Os dias mais frios favorecem a formação do nevoeiro. E, para quem dirige, a redução da visibilidade provocada pelo fenômeno exige que sejam tomados alguns cuidados para garantir uma viagem tranquila e segura. A cautela tem de ser redobrada, se a incidência da neblina ocorre em pista simples, onde o risco de acidente é maior.

A primeira orientação é evitar prosseguir viagem se a neblina estiver muito intensa. Em condições de visibilidade muito reduzida, a melhor decisão é parar o veículo em local seguro e aguardar até que o nevoeiro diminua. Entre os locais mais indicados para buscar refúgio estão os postos de Serviço de Atendimento ao Usuário, os postos de combustíveis e as bases da Polícia Rodoviária.

“Os motoristas devem seguir viagem em baixa velocidade até encontrar alguma dessas opções seguras. Mas jamais parar no acostamento”, alerta o gerente de Operações da Eixo SP, Paulo Balbino. Segundo ele, em razão da baixa visibilidade, outro motorista que, porventura, também esteja circulando pelo acostamento pode não enxergar o veículo parado e se envolver em acidente grave.

Porém, se a neblina não estiver tão intensa a ponto de permitir a condução do veículo com relativa segurança, a dica aos motoristas é seguir o trajeto sem abusar da velocidade e usar o tempo todo farol baixo ou farol de neblina, que lançam luz mais próximo do asfalto, onde a camada do nevoeiro é menos densa. O farol alto deve ser evitado. A luz mais intensa reflete no ar úmido e piora a visibilidade tanto do motorista que acionou a luz alta, quanto do motorista que vem no sentido contrário.

Tags: , , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.