No destaque, homem passando por baixo do vagão de trem.

Vereador pede que concessionária Rumo altere horários de movimentação de trens na cidade

Um homem foi flagrado passando por baixo de um vagão ferroviário que estava trafegando no trecho da região central em Rio Claro. O munícipe, que estava a pé, se arriscou para passar de um lado para o outro na Avenida 8, no sentido do bairro Cidade Nova, e não aguardou que a composição terminasse seu trajeto. Naquele trecho fica a entrada da oficina de manutenção da concessionária Rumo, responsável pela Malha Paulista.

O fato ocorreu no mês de abril, mas somente agora a imagem do flagra se tornou pública durante a sessão de segunda-feira (8) na Câmara Municipal. Isso porque o vereador Vagner Baungartner (PSDB) teve um requerimento de sua autoria aprovado em que pede à Prefeitura de Rio Claro que acione a concessionária para que, juntos, elaborarem ações e alternativas para que as manobras necessárias das composições sejam feitas em horários e trajetos que evitem ao máximo interferência no trânsito urbano da cidade.

“São ações necessárias devido às inúmeras reclamações dos cidadãos com relação ao tempo que estas manobras duram, e também ao perigo de acidentes aos pedestres e ciclistas que, inconsequentemente e imprudentemente, atravessam a linha mesmo com as composições realizando as manobras, que não se justificam em hipótese nenhuma as atitudes”, pede o vereador no documento.

Em pronunciamento anterior ao JC, a Rumo ressaltou que suas operações seguem todas as normas vigentes e que procura causar o menor impacto possível à população. Que utiliza a buzina como item essencial para a segurança do trem, dos veículos e das pessoas que estão próximas à linha e que os maquinistas são periodicamente treinados para seguir corretamente o procedimento de acionamento deste dispositivo. “Toda ferrovia de carga funciona 24 horas por dia. Desta forma, é importante destacar que os horários de circulação dos trens dependem das operações de carregamento e descarregamento, entre outros fatores”, comunica.

Tags: , , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.