Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Rio-clarenses relatam terem recebido ligações e Polícia Militar orienta

Um golpe tem ganhado evidência nas últimas semanas e rio-clarenses relataram ao JC terem sido vítimas de telefonemas assustadores.

“No meu caso, disseram que era o chefe de uma facção e que era para eu fazer um Pix porque senão iriam vir ao meu estabelecimento e quebrar tudo, que sabiam da minha rotina, meus horários e horários de funcionários”, cita a empreendedora no ramo da beleza, que preferiu não ser identificada.

“Sou funcionário e, quando atendi o telefone, já começaram a gritar que queriam falar com quem manda, tocando o terror mesmo. Disse que o responsável não estava e do outro lado o bandido começou a pedir dinheiro. O fato é que acabei desligando e liguei 190”, cita outra vítima.

Diante desses e de outros relatos, a reportagem entrou em contato com a Polícia Militar que, através de nota, informou: “A respeito destes golpes e ameaças sofridas por algumas pessoas, informamos que temos conhecimento dessas práticas e recebemos alguns chamados via 190 a respeito do delito e, ao receber o chamado, orientamos as pessoas quanto à importância da confecção de um Boletim de Ocorrência para que fique registrado. Com o advento e a popularização das redes sociais e consequente criação de aplicativos dos mais diversos, tais como o novo aplicativo de transferências bancárias ‘PIX’, essa tecnologia por ser abrangente e acessível a todos, indiscriminadamente, também acaba sendo utilizada para fins espúrios, por criminosos e pessoas mal-intencionadas, para a prática de fraudes, roubos, estelionatos, etc. A Polícia Militar continua vigilante e disponível a qualquer hora para proteger a todas as pessoas. Mais do que isso, desenvolve e busca novas tecnologias, condutas e estratégias para elevar o nível de segurança da população”.

A corporação também passou algumas dicas

  • Ao receberem esses tipos de ligação se mantenham calmos e encerrem a ligação de forma tranquila;
  • Não realizem nenhuma transação bancária solicitada;
  • Registrem o Boletim de Ocorrência e apresentem o número do telefone que tentou aplicar o golpe;
  • Não comentem sobre bens e valores com funcionários ou clientes;
  • Orientem funcionários para ficarem atentos à movimentação estranha e, se notarem a presença de pessoas em atitudes suspeitas, liguem para o 190 da PM;
  • Instalem equipamentos de segurança, de preferência que ofereçam cobertura interna e externa com capacidade de gravação.
Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.