Antonio Archangelo

Aldo Demarchi

O deputado Aldo Demarchi (DEM) alegou nessa quarta-feira (11) que os supostos assessores “fantasmas” lotados em seu gabinete ou na segunda-secretaria (a qual ocupou entre 2011-2013), que não aparecem para desempenhar suas funções – conforme revelou reportagem do SBT Brasil nessa terça-feira (10) – cumprem resolução do ano 2000.

Em nota, Demarchi cita que “a presença de servidores da Assembleia Legislativa na cidade de Santa Gertrudes está amparada pela Resolução 806, de 28 de junho de 2000, que permite aos ocupantes de cargos em comissão exercerem suas funções nos gabinetes dos deputados ‘ou em suas projeções em qualquer dos Municípios de São Paulo’” (artigo 2º, parágrafo 2°). Já o parágrafo 3° do mesmo artigo estabelece que “a jornada de trabalho do servidor será cumprida de acordo com o definido pelos titulares dos gabinetes, competindo-lhes a disciplina sobre tarefas, horário e local de trabalho (…)”, alega.

De acordo com a reportagem nacional, o ex-prefeito de Santa Gertrudes, João Vitte – assessor de gabinete do deputado, e o ex-vereador de Santa Gertrudes, Carlos Alberto do Carmo (Carlinhos Brown, lotado no gabinete do ex-segundo-secretário da Assembleia), estariam recebendo salários do legislativo sem comparecer à Casa para suas funções.

De acordo com Demarchi, coordenado por Vitte, “o escritório de Santa Gertrudes recebe as demandas de várias cidades da região. Além de manter contatos com prefeituras e câmaras municipais, a representação atende entidades e a população em geral. Suas atividades se acentuam neste período do ano, quando estamos na fase de elaboração das emendas ao orçamento estadual de 2016”.

O gertrudense Antonio Carlos Bissoli também aparece na reportagem por ocupar a função de “agente de Segurança no Serviço de Controle da Frota da Assembleia”.

A reportagem ainda elenca como “fantasmas” o filho de Vitte, João Carlos Vitte Junior, e Raphael Gualque da Costa, de Santo André, como assessores parlamentares ligados à segunda-secretaria comandada por Edmir Chedid (DEM). “Esclarecemos ainda que o Sr. João Carlos Vitte Júnior solicitou sua exoneração no dia 29 de outubro – muito antes, portanto, da exibição da referida reportagem. Por derradeiro, informamos que o gabinete estendido continuará aberto em Santa Gertrudes, sob a coordenação do Sr. João Carlos Vitte”, conclui a nota de Demarchi

Para Demarchi, “a presença de servidores da Assembleia Legislativa em Santa Gertrudes está amparada pela Resolução 806”
Para Demarchi, “a presença de servidores da Assembleia Legislativa em Santa Gertrudes está amparada pela Resolução 806”

O deputado Edmir Chedid (DEM) reiterou nota divulgada pelo próprio Departamento de Comunicação (Decom) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) referente à reportagem produzida pelo SBT. Neste sentido, o parlamentar declara que “não aceita e também não compactua com irregularidades de qualquer natureza e que trabalha a fim de identificar e coibir atos contra a administração pública”; em relação à denúncia, garantiu que “os casos apontados serão apurados e as medidas legais, adotadas para a punição dos eventuais responsáveis”. Por fim, reiterou ainda que “esse tipo de reportagem presta relevante serviço e auxilia o Poder Legislativo na difícil tarefa de fiscalização da observância do interesse público”.

De acordo com assessoria do presidente da Alesp, Fernando Capez disse que “o errado é o funcionário em horário de expediente não desempenhar sua função”, prometendo o desligamento desdes servidores da Casa.

O ex-prefeito João Carlos Vitte cita que seu posicionamento é o mesmo do emitido por Demarchi. Já os demais citados não foram encontrados para se posicionar.

ENTREVISTA

Na manhã desta quinta-feira (12) o deputado Aldo Demarchi esteve no estúdo da Rádio Excelsior Jovem Pan News, do Grupo JC de Comunicação, e participou do Jornal da Manhã para falar mais sobre o assunto. Clique no player abaixo para ouvir a entrevista na íntegra.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.