Benedito Santana de Oliveira e o filho Silvio Santana de Oliveira (foto arquivo JC)

Da Redação

Benedito Santana de Oliveira e o filho Silvio Santana de Oliveira (foto arquivo JC)
Benedito Santana de Oliveira e o filho Silvio Santana de Oliveira (foto arquivo JC)

O julgamento dos acusados de terem espancado o idoso Benedito Santana de Oliveira, de 71 anos, será realizado na terça-feira (28), às 9h30, no Fórum de Rio Claro. Se condenados, os réus Helcio Alves Carvalho e Axel Leonardo Ramos irão responder a homicídio duplamente qualificado, com pena prevista de 12 a 30 anos.

O filho de seu Benedito, Silvio Santana de Oliveira, espera que os réus sejam condenados. “A expectativa é que os culpados paguem pelos atos e sejam condenados com penas severas”, disse nesta sexta-feira (24) por telefone à reportagem do Jornal Cidade.

Ele lamenta que o julgamento tenha demorado tanto. “A lentidão da Justiça nos deixa angustiados, mas não tanto porque os acusados ainda estão presos”. Os réus solicitaram relaxamento de prisão à Justiça, mas os pedidos foram negados. Logo após a agressão, eles foram recolhidos à penitenciária de Itirapina, mas a reportagem do JC não conseguiu confirmar se os agressores continuam detidos nesse presídio.

O caso de agressão e morte de seu Benedito comoveu a cidade e ganhou repercussão regional. Um ato público foi organizado pela comunidade em repúdio à agressão. O caso também foi discutido na Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, da Cidadania, da Participação e das Questões Sociais da Assembleia Legislativa de São Paulo.

O guardador de carros Benedito Santana de Oliveira foi agredido na madrugada do dia 6 de abril de 2013, nas imediações da Rua 2 com a Avenida 3, região central da cidade. Santana foi agredido por três rapazes junto com outro idoso, que teve escoriações leves. Dois dos agressores foram presos pela Guarda Civil Municipal e foram enviados para a penitenciária de Itirapina. O terceiro agressor conseguiu fugir.

O guardador de carros ficou internado por 15 dias na UTI da Santa Casa, recebeu alta e, após uma semana, retornou ao hospital. Poucos dias depois de receber alta, seu Benedito faleceu em casa no município de Ipeúna e foi enterrado no dia 2 de junho de 2013, no Cemitério Municipal São João Batista em Rio Claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.